Prefeitura de Vila Velha promove ação de combate à tuberculose no próximo sábado
Sexta-feira (24) é o Dia de Combate à Tuberculose, doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode acometer outros órgãos. Para lembrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, através do “Programa de Tuberculose”, vai realizar uma ação no sábado (25), das 7h às 13h na US da Prainha, a fim de alertar a população sobre a doença e também atender quem tem sintomas ou teve contato com pessoas infectadas
Além da consulta médica de avaliação, na ação deste sábado também serão realizados RX e prova Tuberculínica, teste capaz de demonstrar infecção prévia pelo agente causador da tuberculose. Serão atendidos 50 munícipes, com agendamento, que devem ser feitos pelo telefone (27) 99808-3351. “Todos que forem atendidos já garantem o retorno ao médico na semana seguinte, para avaliação dos resultados e orientações quanto ao tratamento necessário”, explica Richard Ferreira, coordenador da US Prainha.
Sobre o Programa de Tuberculose
Com uma equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêutico/bioquímico e técnico em laboratório, o Programa de Tuberculose atende atualmente 300 pessoas e é o único em Vila Velha para assistência exclusiva aos infectados pela doença.
O atendimento acontece diariamente, das 7h30 às 17h, na US da Prainha, sem necessidade de agendamento prévio. No local são realizados atendimentos e testes rápidos. O paciente recebe toda a assistência necessária, incluindo medicação. Vale ressaltar que as demais unidades do município estão aptas a receberem amostras de escarro para realização do exame.
A tuberculose
É uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A tuberculose pulmonar tem como principal sintoma a tosse, que pode ser seca ou produtiva (com catarro). Febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento também são sintomas.
Quem apresentar sintomas de tuberculose deve procurar uma unidade de saúde para avaliação e realização de exames. Caso o resultado seja positivo, o tratamento deve ser realizado o mais rápido possível. A doença não se transmite por objetos compartilhados e sim por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença, apesar de ser uma enfermidade antiga, continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.