Encontro vai celebrar o Dia Internacional da Dança em Vitória nesta quinta-feira (27)

Encontro vai celebrar o Dia Internacional da Dança em Vitória nesta quinta-feira (27)
O Dia Internacional da Dança foi criado em 1982, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foto: PMV.

“Quando você dança, seu propósito não é chegar a determinado lugar. É aproveitar cada passo do caminho”. A frase dita pelo escritor norte-americano Wayne Dyer promete ser a tônica do encontro de interação das unidades dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Vitória. O evento será nesta quinta-feira (27), às 15 horas, no Horto de Maruípe.

A ocasião vai reunir mais de 100 usuários dos Centros de Convivência Cajuns Bonfim, Praia do Sua, Romão, Jaburu e do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) Jardim Camburi,  em celebração ao Dia Internacional da Dança, data criada em 1982 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em homenagem ao bailarino e coreografo francês Jean Georges Noverre.

“Esse momento é único, principalmente quando conseguimos reunir mais de uma unidade com diversidade de gerações e um só objetivo: integração e aprendizado cultural por meio dos vários estilo de dança. O SCFV vem agregar valores socioculturais na vida de cada um dos nossos atendidos”, comentou a coordenadora do Centro de Convivência do bairro Bonfim Janne Rostoldo.

De acordo com a gerente de SCFV Cristina Silva, a dança tem sido uma das ferramentas utilizadas pelas equipes que atuam nas 21 unidades do Serviço para proporcionar melhorias na qualidade de vida dos usuários dos espaços nas diferentes faixas etárias.

“A dança tem um grande poder de promover o bom humor, o que é muito bom para a convivência e fortalecimento de vínculos”, disse ela.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, enfatizou que todos os recursos que contribuam para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e, para a promoção da autonomia são bem-vindos seja a dança ou quaisquer outras formas de expressão corporal ou artística.

“Esse momento de convivência intergeracioal reflete um trabalho diário que a Assistência Social faz para fortalecer vínculos e melhorar a vida das pessoas”, ressaltou a secretária.

A dança se compõe de expressão corporal, cultural e artística, Cintya fez questão de ressaltar: “o ato de dançar é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e permite conhecer indivíduos, fazer amigos, de se sentir livre, além de conhecer o corpo e de aprender a expressar-se através dele”.

Programação

15h15 – Coreografia Solo (facilitador: Erlon);
15h25 – Apresentação do grupo de dança do Centro de Convivência da Praia do Suá;
15h30 – Apresentação do grupo de dança (06 a 10anos) do Centro de Convivência do Bonfim;
15h35 – Apresentação do grupo de dança Centro de Convivência do Jaburu;
15h40 – Apresentação do grupo de dança do Centro de Convivência do Romão;
15h45 – Coreografia em dupla de facilitador – Erlon e Ellen;
15h50 – Apresentação do grupo de dança (11 a 15 anos) do Centro de Convivência do Bonfim.