Oficinas de Criação Literária contam com a participação de 370 estudantes em Vila Velha
Na última semana, as UMEFs Alger Ribeiro Bossois e Dr. Tuffy Nader, localizadas respectivamente na Barra do Jucu e na Cidade da Barra, receberam a visita de escritores e membros da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. Na oportunidade, sob organização da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Bibliotecas, cerca de 300 alunos puderam participar de oficinas de Criação Literária.
Já no dia 3 de maio, será a vez de mais de 70 alunos da UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho, em São Conrado, receberem a visita dos escritores e também as oficinas. A iniciativa tem como objetivo estimular a criatividade textual e incentivar a participação no Concurso de Poesia e Redação, que abordará o tema “Minha Cidade, Vila Velha, 488 anos de história”, entre os dias 6 e 9 de julho, durante o XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores.
Dentre os nomes que participam das visitas às escolas estão: o historiador, poeta e trovador Clério José Borges de Sant Anna; o também historiador, escritor e ativista cultural João Roberto Vasco Gonçalves; a escritora e acadêmica titular da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, Zenaide Emília Thomes Borges.
Saiba mais sobre o XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores
Com apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio das secretarias de Educação, Comunicação, Cultura e Turismo, o XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores é um evento gratuito, aberto à participação de professores, alunos, escritores, jornalistas, poetas e público em geral apreciador de literatura. Tem a finalidade de proporcionar uma plataforma para o surgimento de novos poetas e produtores culturais.
O evento contará com serenata com violões e muita música, troveata com acadêmicos, bandas do congo e estudantes, varal de poemas e palestras sobre diversos temas literários. Durante o congresso, serão exibidos documentários do diretor capixaba Rogério Morais: um dos filmes trata sobre fantasmas e lendas da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra, e o outro é um documentário sobre a revolta dos negros escravizados do distrito do Queimado.