Retorno do Femusquim é um sucesso e comunidade já planeja próxima edição

Retorno do Femusquim é um sucesso e comunidade já planeja próxima edição
Festival teve início em 1997 e em 2024 será realizada a 20ª edição. Foto: Femusquim.

O 19 º Festival de Música de Botequim, no Morro dos Alagoanos foi realizado entre os últimos dias 21 e 23 de abril. O retorno do Femusquim foi um sucesso e já deixa saudades. Dessa vez, bem diferente da saudade que o público e os moradores da comunidade sentiram, ficando seis anos sem o maior festival de música popular da capital.

O que prevalece agora é a expectativa em torno da realização do evento no ano que vem, quando o Femusquim celebrará sua 20ª edição.

O Secretario Municipal de Cultura, Luciano Gagno, disse que o retorno do Femusquim foi viabilizado para o reforço e a valorização da cultura dos bairros, da cultura das comunidades. O que, segundo ele, é essencial para o amplo desenvolvimento de Vitória.

“Não há transformação social, educação, nem tampouco futuro de igualdade que não percorra os caminhos da cultura. A Cultura talvez seja um dos elementos mais democráticos que temos e o nosso trabalho é apoiar e incentivar para que essa Cultura chegue a todos”, declarou.

Gagno aponta que ao longo dos dois anos da Gestão Pazolini, a Prefeitura de Vitória investiu em formações culturais e oportunidade de contato direto com a arte de maneira igualitária para todos os bairros.

“Temos dois grandes compromissos em Vitória: um com a valorização e o reconhecimento da cultura local e outro com a democratização da arte, Por isso, fizemos questão de retornar com essa festa tão importante para a comunidade depois de seis anos sem a sua realização”, complementa o secretário.

O Festival

Para o organizador do evento, Raimundo de Oliveira, a volta do festival é um sonho realizado. Ele acredita que a edição do ano que vem será ainda melhor e lembra que o festival começou em 1997. Sua proposta era fazer algo que a cidade ainda não tinha.

“O Femusquim é conhecido no Brasil todo. Gente de muitos lugares acompanha o festival, o que bota nossa capital Vitória e o nosso bairro dos Alagoanos, onde eles merecem. Todos que vieram ao morro se encantaram”, comemorou Raimundo.

Economia

Além de atrair a quem aprecia a boa música popular, eventos assim movimentam à economia.

O Presidente da Associação de Moradores do bairro, Rafael Martins, também faz uma avaliação positiva do retorno do evento e acredita que em 2024, a edição será ainda mais agradável e lucrativa para a comunidade. Para ele, o evento volta para se consolidar de vez, como uma tradição cultural de Vitória.

“O evento é muito importante para que os moradores possam montar suas barracas e fazer uma renda extra, o que movimenta muito o bairro. Além disso, vêm pessoas de toda a Grande Vitória participar desse excelente projeto. Os moradores super apoiaram e estão ansiosos para o próximo, que trará muito mais cultura, lazer e música boa para toda Grande Vitória”, comentou.

Ele admite que a comunidade quase perdeu as esperanças de que o evento voltasse a ser realizado, por isso agradece ao Prefeito de Lorenzo Pazolini e ao Secretário Municipal de Cultura, Luciano Gagno.

“Graças a Deus e ao apoio total do prefeito e do secretário para realização do evento, deu tudo certo. Estamos contando os dias para o próximo e iremos trabalhar muito e dialogar muito com a comunidade e com a gestão, para tudo sair melhor do que a volta do Femusquim até porque tem que evoluir a cada edição”, concluiu Rafael.