Tradicional fogueira gigante da comunidade de Cachoeirinha em Rio Novo do Sul terá cerca de 23 metros
No próximo sábado (24), acontece a tradicional festa em homenagem ao padroeiro São João Batista, na comunidade de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, e com ela a tradição da fogueira gigante, realizada há 10 anos pelo morador da localidade Zezé Fachim.
Neste ano, o monumento que já está sendo finalizado para ser aceso no dia do padroeiro junino, terá aproximadamente 23 metros de altura e está sendo construída há 30 dias. São 12 toneladas de madeiras utilizadas para o monumento que virou a atração da festividade na comunidade. É a maior da região Sul, e registros extraoficiais dão conta de ser a segunda maior do Espírito Santo.
Seu Zezé conta que a primeira fogueira teve 7 metros de altura. No decorrer dos anos foi aumentando gradativamente e foram construídas fogueiras com com 12, 14, 16, 18 e 21 metros. Ele planeja a fogueira e, com a ajuda de voluntários, organiza toda a estrutura.
Após a missa do padroeiro na comunidade, outras festividades como quadrilha são realizadas, mas o ponto alto da festa é o acendimento da fogueira de são João.
Fonte: Prefeitura de Rio Novo do Sul
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.