Projeto do Museu de Percurso do Café de Iúna entra em sua segunda fase

Projeto do Museu de Percurso do Café de Iúna entra em sua segunda fase

Nesta etapa as famílias serão entrevistadas para compor as narrativas do projeto.

Na noite da última quinta-feira (06) os proprietários dos empreendimentos que farão parte do Museu de Percurso do Café estiveram reunidos na Casa da Cultura de Iúna, juntamente com o Sebrae, a equipe técnica da Prefeitura e consultores do projeto para alinhamento das próximas etapas de desenvolvimento do projeto.

O Museu de Percurso do Café de Iúna já passou pela fase de levantamento de narrativas de Iúna, bem como da curadoria das propriedades que serão pontos fixos de contadores de parte da história do município relacionada à propriedade e à família. Nesta segunda fase, as famílias que farão parte deste projeto serão entrevistadas para levantamento de informações históricas para compor as narrativas do Projeto. Histórias essas que transformaram Iúna em um dos maiores produtores de café arábica do Estado e lar de alguns dos cafés mais premiados do país.

O Museu de Percurso dos Cafés de Iúna é um aparelho cultural municipal, que tem como objetivo valorizar e agregar valor ao café dos produtores de Iúna através do desenvolvimento da qualidade simbólica e serviços personalizados.

Ao contrário de uma exposição permanente tradicional, em que todo o material expositivo se concentra em um só lugar, o Projeto é variável, e as formas de chegar a cada lugar mudam a partir do ponto onde está o expectador (turista/ visitante). O fluxo de visitação é dinâmico, o trânsito pelo município é uma premissa. Mesmo distantes um do outro, há algo que é comum a todos os pontos do percurso: a capacidade das propriedades de empreender e a resiliência de sua atividade vinculada à cafeicultura. A beleza do percurso está nas formas e estratégias como cada família realiza essas características.

Com o Museu de Percurso, os turistas que visitarem uma dessas propriedades sentirão vontade de conhecer mais sobre o passado de Iúna e outras curiosidades, portanto, a ideia é que esses turistas voltem mais vezes ao município e, claro, poder levar um pouco dessa história para casa, tanto na memória como em produtos, como o pó de café, por exemplo.

A ação faz parte de um projeto macro de avanços do turismo, que tem como objetivo fazer de Iúna destino competitivo em turismo, proporcionando ao turista diversificadas experiências em ecoturismo e turismo de aventura, valorização da cultura e da história local, das belezas naturais e da identidade do município ao passo que se traz mais renda de maneira distribuída para o município.

Esse projeto de avanços do Turismo foi vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor de 2022 – Categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos.

Foi uma iniciativa da administração municipal em conjunto das secretarias de Turismo e Cultura e Gestão, Planejamento e Finanças.

 

Fonte:  Prefeitura de Iúna