Em ascensão sustentável, Atílio Vivacqua adota energia solar para economizar e ensinar
Tecnologia que proporciona economia, sustentabilidade, consciência ambiental e conforto para os alunos
A Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo – FUNPAES, através de convênio com o Governo/ES, realizou a Aquisição de Sistema de Microgeração de Energia Elétrica a partir da Fonte Primária Solar – ON GRID.
Os serviços foram executados neste mês de julho, nas unidades · EMEB ROQUE TELES GUIMARÃES – Rodovia Es 489, SNº, Baixa Bonita e na · EMEB ALTO NITERÓI – Rua Projetada, SN, Alto Niterói.
O valor total do plano de aplicação foi de R$734.000,00, o valor gasto nessas duas unidades foi de R$534.400,00, o restante será aplicado nas demais unidades.
O investimento em uma fonte de energia renovável está em sintonia com as políticas governamentais. A implantação da central geradora de energia elétrica trará economia mensal para o município devido ao sistema de compensação previsto na resolução 687/15 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, onde a energia gerada pela usina será computada e abatida na conta de luz mensal. Além disso, caso seja gerada energia elétrica acima da consumida, a diferença será creditada para o mês seguinte e assim sucessivamente até que o valor seja utilizado.
A implantação desse projeto eleva o índice de utilização de fontes limpas e renováveis para a geração de energia elétrica no Brasil, diminuindo assim a emissão de gás carbônico na atmosfera, além de promover incentivos à sociedade pública e privada para o uso dessa tecnologia. Enfim, sob o ponto de vista ambiental o investimento em energia solar fotovoltaica está plenamente justificado.
O projeto também está em consonância com o ProGD – Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica e do MME – Ministério de Minas e Energia, que objetiva ampliar e aprofundar as ações e estímulos à geração de energia pelos próprios consumidores, com base nas fontes renováveis de energia (em especial a solar fotovoltaica), movimentando a economia e trazendo benefícios para o setor elétrico com a redução da necessidade de estrutura de transmissão elétrica e perdas.
Espera-se, portanto, com a execução deste projeto, investir em energia renovável e possibilitar que algumas das unidades educacionais sejam autossustentáveis na geração de energia elétrica, com destaque para utilização de fonte renovável que garantirá grande economia de energia para o município.
Fonte: Prefeitura Municipal de Atílio Vivacqua
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.