Parque Estadual Pedra Azul
O Parque possui um circuito de trilhas autoguiadas (percurso sinalizado sem a necessidade de guias) que permite conhecer atrativos como: mirantes, piscinas naturais, formações rochosas, vegetação e animais silvestres.
O visitante é livre para escolher realizar o circuito completo ou o circuito parcial.
Circuito parcial: Possui cerca de 01km de percurso em trilha circular (sem ida e volta pela mesma trilha). Permite acesso à base da Pedra Azul e aos mirantes do Lagarto e do Forno Grande. O tempo estimado de percurso é de 40 a 60 minutos.
Circuito completo: Possui distância total aproximada de 3,5 km e pode ser percorrida de 2 a 3 horas por trilha circular (sem ida e volta pela mesma trilha). Acesso a todos os mirantes e às piscinas naturais.
Piscinas Naturais: São cavidades na rocha formadas pela ação da água. Para chegar às piscinas naturais é necessário subir uma íngrime ladeira de pedra por cerca de 90 metros com auxílio de um corrimão de corda. O retorno é realizado por outra trilha que possui um trecho de degraus de madeira fixos na rocha.
O que NÃO levar?
ESCALADA AO TOPO DA PEDRA AZUL
É necessário o agendamento através do Portal de Agendamento do Governo do Estado: https://agenda.es.gov.br/servicos/iema
Acesso de terça a domingo de 06 às 08 horas.
Limite diário de 21 pessoas, sendo 3 grupos de 7 pessoas por agendamento (Atenção: os agendamentos devem ser realizados de forma individual por meio do Agenda ES).
O acesso ao topo da Pedra Azul se faz através da prática esportiva de escalada em rocha, sendo necessário experiência e o uso de equipamentos de segurança.
Caso o visitante não possua experiência em escalada e não possua equipamentos de segurança, é necessária a contratação de um guia capacitado e especializado na condução de visitantes em paredes de escalada.
Antes de contratar uma empresa ou um guia de escala, confira se o prestador de serviço possui experiência, equipamentos adequados e capacitação para realização da atividade.
Atenção!
Antes de acessar as trilhas ou a via de escalada, deve-se baixar, preencher e entregar no Parque o Termo de Responsabilidade e Conhecimento de Riscos.
O Parque não se responsabiliza pela qualidade e segurança da prestação do serviço de terceiros.
Atualmente o Parque não possui cadastro ou credenciamento de guias e empresas especializadas na condução de visitantes para a prática de escalada.
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.