Consulta Popular: Moradores de Anchieta Convidados a Opinar sobre Mudanças na Orla
Moradores de Anchieta têm até esta quinta-feira (22) para participar da consulta pública do texto-base do Plano de Gestão Integrada da Orla de Anchieta (PGI).
É que a prefeitura da cidade está preparando o Projeto Orla de melhorias para as 23 praias do município e decidiu abrir o debate para a população, convidando os moradores a contribuírem com suas opiniões e sugestões.
Para participar, os cidadãos devem ler o texto-base do projeto, que está disponível no site da prefeitura e, em seguida, acessar o formulário disponibilizado para expressar sua concordância completa ou enviar sugestões para aprimoramento.
Melhorias como solicitar a construção de calçadões, ciclovia, áreas de lazer e quiosques ao longo da orla marítima para promover o turismo local e melhorar a qualidade de vida dos residentes; ou sugestões para preservação ambiental, como plantio de mais árvores, além de iluminação pública, câmeras de segurança, e até mesmo acessibilidade ou atividades culturais e recreativas.
“A consulta pública é uma oportunidade valiosa para os moradores expressarem suas preocupações e contribuírem com ideias para o desenvolvimento sustentável da nossa orla. É fundamental que cada cidadão se envolva nesse processo, pois juntos podemos construir um ambiente mais seguro, inclusivo e preservado para as gerações futuras”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Jéssica Martins.
O PGI do município será um novo instrumento de gestão urbana e ambiental que vem sendo elaborado por meio de um processo de planejamento participativo iniciado em 2022 e previsto para ser finalizado em maio de 2024.
“A implementação do PGI será uma ação contínua e vem sendo elaborada com intuito de compatibilizar as políticas econômica, urbana, patrimonial e ambiental”, ressalta.
“O Projeto Orla consiste em uma ação inovadora que visa aperfeiçoar o ordenamento dos espaços litorâneos e conta com a participação de diversos atores públicos e privados”, completa.
Fique por dentro
Solicitações
- Melhorias como solicitar a construção de calçadões, ciclovia, áreas de lazer e quiosques ao longo da orla marítima para promover o turismo local e melhorar a qualidade de vida dos residentes.
Preservação
- Sugestão para preservação ambiental, como plantio de mais árvores, além de iluminação pública, câmeras de segurança e até mesmo acessibilidade ou atividades culturais e recreativas são alguns exemplos do que os moradores podem sugerir até o próximo dia 22.
Discussão
- Para a prefeitura, a consulta pública desempenha um papel fundamental, que é a inclusão e participação cidadã, garantindo que as vozes e opiniões da comunidade sejam ouvidas, possibilitando ampliar a discussão, as informações, os desejos e as preocupações da população.
Formulário
- Para participar, o cidadão tem que ler o texto-base do Projeto Orla, que está disponível no site da prefeitura, e depois clicar no formulário para enviar sugestões.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.