Guarapari: Produção de Uva floresce em Clima Quente e impulsiona Turismo
Exemplos de produtores rurais em cidades da Grande Vitória mostram que a fruta também se adapta bem ao clima do litoral.
Engana-se quem pensa que a produção de uva só dá certo em locais frios e úmidos. Em Guarapari, na Região Metropolitana de Vitória, exemplos de produtores rurais mostram que a fruta se adapta bem também ao clima quente do litoral. Além de vender a uva e outros derivados, as propriedades recebem visitantes que querem conhecer melhor a produção, incrementando o turismo de experiência.
Uma das propriedades em Guarapari com produção de uva é da agricultora Sandra Butke. Lá, o cliente tem a oportunidade de colher a fruta, diretamente do parreiral. “Nossa proposta é o colhe e pague. O cliente vem, tem toda orientação para vir ao parreiral, e colhe”, contou a produtora.
Um dos visitantes que gostaram da experiência da colheita é o vigilante Deckson Manhães. “A gente não imagina que vai encontrar uma fruta dessa tão próxima da gente e tão saborosa”, comentou.
A propriedade de Sandra começou com 60 mudas e já chegou a ter mil mudas. Hoje, tem 740 plantas. “Todos acreditam que a uva tem que estar numa região fria. Com o conhecimento que adquirimos, aprendemos que também pode ser em local seco. É só uma questão de fazer o tratamento adequado, com irrigação adequada”, disse Sandra.
O parreiral da agricultora recebe o apoio e a orientação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
“A uva se adaptou muito bem à região quente. Aqui, obviamente, a gente precisa usar a tecnologia de irrigação. Aquilo que é possível equilibrar nós controlamos, uma adubação equilibrada, com base na análise de solo, sistema de irrigação e demais técnicas produtivas. Na nossa região, podemos afirmar que podemos produzir em pelo menos duas épocas do ano, em agosto-setembro e no início do ano”, detalhou o agrônomo do Incaper, Cássio de Souza.
Outra propriedade rural com produção de uvas, também com visitação e que vem alcançando bons resultados em Guarapari, é a do produtor Emerson Rabelo. No ano passado, a produção ficou entre 800 e 1.200 kg de uva.
“Para esse ano, a expectativa é de 1.500 kg. Esse cantinho nosso foi muito abençoado por Deus. É um lugar de paz, de descanso. Quem vem aqui sai renovado”, comemorou o produtor rural.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.