Abastecimento em Guarapari: Cesan Investe em Estações de Água Automatizadas
Primeiros testes devem ser realizados já no próximo verão
A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) quer dar um fim aos problemas de abastecimento de água em Guarapari até o próximo verão. A medida vem com o lançamento, em breve, de um edital para contratação da empresa que fará a implantação das novas Estações de Tratamento de Água (ETAs) automatizadas, que serão controladas à distância, eliminando a necessidade de um grande quadro de funcionários para operar as estações.
A novidade foi anunciada pelo diretor-presidente da Cesan, Munir Abud, em entrevista ao programa EStúdio 360, da TV Capixaba/Band, nessa terça-feira (02). Ele explicou que a companhia está passando por um processo de modernização dos métodos construtivos, incluindo a incorporação de robôs e inteligência artificial na sua estratégia de combate aos vazamentos.
A expectativa é que as primeiras ETAs automatizadas sejam instaladas antes do próximo verão para realização de testes. “Tão logo seja declarado o vencedor da licitação, vamos encomendar as primeiras Estações de Tratamento de Água Automatizadas para Guarapari. E vamos fazer um teste em algumas localidades da cidade para saber como essas estações vão se comportar com o aumento de demanda no verão”, afirmou Abud.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.