Escola em Cachoeiro de Itapemirim usa musicalização para enriquecer aprendizado
Buscando estimular o conhecimento por meio da cultura, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Inah Werneck, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, desenvolveu o Projeto “Música na Sala de Aula”, com as educandas do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI). No projeto, as alunas são estimuladas a enriquecer o vocabulário por meio de canções e a trabalhar a habilidade de interpretação de texto com os conteúdos ministrados.
Durante as aulas de Língua Portuguesa e outras disciplinas, os conteúdos são ministrados unindo a explicação do professor com a ludicidade do uso de músicas. Por exemplo, são trabalhadas as figuras de linguagem em letras de canções. Ou até mesmo o uso de canções que falam sobre a gramática de maneira cantada, como a canção “Substantivos”, da banda Sujeito Simples.
O projeto prevê que os professores levem para a sala de aula diferentes músicas e instiguem a curiosidade das alunas sobre a diversidade cultural, bem como estimule a criatividade no ato da interpretação e elaboração da música, envolvendo tanto a teoria quanto a prática.
“A ação vem ao encontro das principais necessidades das alunas, tendo em vista que a música é uma oportunidade de leveza, harmonia e reflexão. A música é uma das formas de comunicação entre as pessoas que pode trazer benefícios às alunas privadas de liberdade, visto que estimula o cognitivo, o que pode trazer mais interesse pelas aulas”, explicou a professora Pâmela da Cunha Almeida, idealizadora do projeto.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.