Centrorochas entre os melhores projetos de “Promoção da Imagem Setorial no Exterior” no Prêmio ApexBrasil-Exame 2024
O Centrorochas foi reconhecido entre os três melhores projetos de imagem do Brasil na categoria "Promoção da Imagem Setorial no Exterior"
Na noite de 09 de dezembro, o Teatro Bravos – Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, foi palco da cerimônia do Prêmio ApexBrasil-Exame: Melhores dos Negócios Internacionais 2024, um momento dedicado a celebrar as iniciativas que estão transformando a presença do Brasil no mercado internacional.
O Centrorochas foi reconhecido entre os três melhores projetos de imagem do Brasil na categoria “Promoção da Imagem Setorial no Exterior”, ao lado de associações de grande expressão como Abimóvel e Abrapa – esta última vencedora da categoria com o programa Cotton Brazil, que posicionou o algodão brasileiro como líder mundial em exportações.
O reconhecimento da associação do setor de rochas naturais reflete o impacto do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, que promove a singularidade, a sustentabilidade e a inovação das pedras brasileiras em mercados estratégicos como Estados Unidos, Itália e Emirados Árabes Unidos. “Essa indicação nos deixou imensamente felizes. Ela destaca a evolução da cadeia produtiva, que ampliou suas estratégias para além das feiras tradicionais, investindo em parcerias globais, palestras em eventos de referência e ações de posicionamento que reforçam a competitividade das rochas brasileiras no cenário internacional”, afirmou o superintendente do Centrorochas, Giovanni Francischetto.
Além do superintendente, participaram da cerimônia, o gerente do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Thiago Fukuda, a head de comunicação, Karina Porto Firme, e a especialista em PMO, Aline Rocha. O empresário, Gonsalo Machado, da Magban, também marcou presença, reforçando a relevância da noite para o arranjo produtivo de rochas naturais.
Além da categoria de imagem, o prêmio celebrou iniciativas em diversas áreas que impulsionam a internacionalização e sustentabilidade do Brasil. Confira os ganhadores das principais categorias:
Desenvolvimento Sustentável:
- Promoção da Sociobiodiversidade: Horta da Terra – Cultivo sustentável de Plantas Alimentícias Não Convencionais da Amazônia.
- Desenvolvimento Regional: M. Dias Branco – Fortalecimento da economia local no Nordeste, com mais de 11.600 empregos diretos.
- Liderança Feminina: Scooto – Contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade e suporte à saúde e bem-estar.
Performance Exportadora:
- Empresa Exportadora do Ano (Médio e Grande Porte): JBS – Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, exportando para cerca de 190 mercados.
- Empresa Exportadora do Ano (Micro e Pequeno Porte): Catarina Mina – Conexão entre artesãs e consumidores, promovendo o artesanato cearense.
- Inserção de Novas Empresas no Esforço Exportador: ABIT – Inclusão de 74 novas empresas no programa TexBrasil.
Destaques por Setor:
- Indústria (Micro e Pequeno Porte): Opuspac – Automação hospitalar exportada para quase 30 países.
- Indústria (Médio e Grande Porte): Maquira Dental Group – Produtos odontológicos inovadores no mercado global.
- Startup: Jade Astea – Soluções tecnológicas para diagnóstico precoce de autismo, impactando 179 países.
- Serviços (Médio e Grande Porte): SERPRO – Crescimento de 161% nas exportações de serviços de TI.
- Serviços (Micro e Pequeno Porte): LADO Animation – Expansão em mercados como Estados Unidos e França.
- Agro (Médio e Grande Porte): Cooperativa Aurora – Líder em exportações de carne suína para o Japão.
- Agro (Micro e Pequeno Porte): Castanhas Ouro Verde – Crescimento de 550% nas exportações de castanhas.
Imagem:
- Promoção da Imagem Setorial no Exterior: Abrapa – Liderança global com o programa Cotton Brazil.
- Promoção Digital: Conexled – Estratégias digitais avançadas que ampliaram conversões e vendas.
Investimento Estrangeiro Direto:
- Destaque Investimento Estrangeiro Direto: Aclara – Método sustentável para extração de terras raras.
Menções Honrosas:
- Future Climate: Conservação de florestas e bioeconomia no projeto Rio Madeira.
- Cup of Excellence: Destaque para mulheres cafeicultoras e promoção do café especial brasileiro.
Personalidade Exportadora do Ano: Antônio Jorge Camardelli – Líder no mercado bovino e presidente da ABIEC.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)