Lideranças femininas se unem contra o assédio no Carnaval
Em meio à alegria e à intensidade do Carnaval, uma pauta essencial ganha protagonismo: o enfrentamento ao assédio e à violência contra as mulheres. A OAB-ES, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo e a Polícia Civil do Espírito Santo se unem em uma ação conjunta de conscientização, levando às ruas uma mensagem clara: respeito também faz parte da festa.
A iniciativa ganhou forma por meio de um vídeo institucional que reúne três mulheres em posições históricas de liderança: Erica Neves, primeira mulher a presidir a OAB-ES; Janete Vargas Simões, primeira mulher à frente do Tribunal de Justiça capixaba; e Cláudia Dematté, delegada-chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher. Juntas, elas reforçam que assédio, importunação sexual e outras violências não fazem parte da folia — são crimes.
Segundo Erica Neves, a ação reafirma o papel institucional da Ordem na defesa dos direitos fundamentais. “Essa ação foi pensada para reafirmar a atuação da OAB-ES na defesa dos direitos, especialmente no enfrentamento às violências que atingem as mulheres. O Carnaval deve ser um espaço de convivência, alegria e liberdade, mas sempre pautado pelo respeito e pela observância da lei”, destaca.
Além do vídeo, a campanha ganha as ruas com a distribuição de leques informativos em blocos carnavalescos de diferentes municípios. Para Drª Janete Vargas Simões, ocupar espaços de liderança também é assumir a responsabilidade de orientar e conscientizar. Já a delegada Cláudia Dematté reforça que “a convivência na folia deve ser pautada pelo bom senso e pelo respeito, para que todos possam aproveitar com alegria e segurança”.

Profissional de comunicação com atuação em comunicação institucional, política e pública. Formado em Gestão Pública, Administração de Empresas e MBA em Jornalismo Digital e atualmente está se especializando em Pós-Graduação em Direito Público e Legislativo, o que amplia ainda mais sua atuação estratégica na interface entre comunicação, gestão pública e o ambiente jurídico-legislativo. Palestrante nacional (UVB), vencedor do Prêmio INOVES 2022, Comenda do Mérito Legislativo Jairo Maia (2023), Medalha Top Legislativo (2022, 2023, 2024, 2025) e Medalha Mérito em Comunicação Nacional Adriano Mazzarino (2021). Membro vitalício da Academia Florianense de História, Artes e Letras (AFHAL). É filiado à Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES) e à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), reforçando seu compromisso ético, técnico e institucional com o jornalismo e a comunicação pública de excelência.


