Procon Cachoeiro alerta consumidores e apura golpe da falsa central telefônica
A criatividade dos criminosos para golpes não cansa de surpreender. Desta vez, o Procon de Cachoeiro alerta para a mais nova modalidade: é o Golpe da Falsa Central Telefônica.
De acordo com o coordenador executivo de Defesa do Consumidor municipal, Ricardo Fonseca, neste golpe, os criminosos entram em contato, seja por ligação ou por mensagens com a vítima, fingindo serem funcionários de instituições bancárias, alertando para compras suspeitas ou Pix falsos para roubar dados e dinheiro. “Desta forma, induzem a pessoa a realizar transferências, instalar aplicativos de acesso remoto ou passar senhas”, explica.
Ricardo detalha ainda que o ideal é nunca acreditar nesse tipo de contato. “Quando receber esse tipo de ligação, desligue e ligue para o número oficial do banco para se certificar na veracidade do contato. E jamais passe sua senha ou qualquer outro dado por telefone. Os bancos nunca solicitam seus dados desta maneira”, alerta.
Um outro ponto a ser observado neste tipo de golpe é a urgência. Os golpistas criam pânico nas pessoas a fim de agirem rápido. E nunca instalem aplicativos a pedido do suposto atendente. Na verdade, não é recomendado clicar em nenhum link recebido por e-mail ou mensagem de texto ou via Whatsapp de remetente desconhecido. Por último, se for realizar qualquer pix, sempre verifique o nome e CPF/CNPJ de quem vai receber, mesmo que digam ser uma “conta de segurança”.
E se mesmo com todas essas dicas, cair no golpe, não se desespere. Entre em contato imediatamente com seu banco para bloquear a conta e o Pix. E não se esqueça de registrar o Boletim de Ocorrência (BO). Em alguns casos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que o banco pode ser responsabilizado por falha na segurança, mas a culpa do consumidor (ex: fornecer senhas) pode isentá-lo.
O Procon instaurou procedimento, e estará notificando instituições financeiras e empresas de telefonia e Whatsapp para informarem e comprovarem documentalmente quais planos de ação e mitigação estão sendo feitos por eles, incluindo campanhas informativas, criação e execução de mecanismos antifraude e articulações institucionais com outros Órgãos como BACEN, ANATEL e Ministério Público para que não haja consumidores lesados no município de Cachoeiro de Itapemirim, quanto aos relatos acima.
Conte sempre com o Procon!
O órgão de defesa do consumidor está sempre à disposição para auxiliar nas demandas dos consumidores durante o ano todo. Realiza atendimentos de segunda a sexta, de 8h às 16h, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. Quem preferir, pode agendar seu atendimento previamente através do site: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/. Mais informações no telefone (28) 3199-1710.
Fonte : Prefeitura de Cachoeiro

Jornalista e corretora ortográfica. Atua na revisão, padronização e produção de conteúdo jornalístico, com experiência em rede de notícias e assessoria de imprensa, assegurando clareza, precisão e credibilidade da informação.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.


