Eleitorado se concentra na Grande Vitória, de acordo com Ales

Eleitorado se concentra na Grande Vitória, de acordo com Ales

Quase metade do eleitorado capixaba apto a votar nas eleições do próximo dia 2 de outubro reside na Grande Vitória. Dos 2,9 milhões de eleitores habilitados a irem às urnas no Espírito Santo, 1,3 milhão vivem na Região Metropolitana, o que representa 47,3% desse público. Os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também dão conta de que houve um aumento de 6% no eleitorado em relação ao pleito de 2018.

Os números chamam a atenção porque apontam que quase metade dos eleitores capixabas reside em 7 de um total de 78 municípios. A região é composta pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Guarapari. O maior colégio eleitoral do Espírito Santo continua sendo a cidade da Serra, com quase 350 mil eleitores, seguida de Vila Velha, com 336 mil.

Perfil médio

Com base nos dados divulgados pelo TSE, o perfil médio do eleitorado capixaba corresponde a mulheres, com domicílio eleitoral na Grande Vitória, na faixa etária de 39 anos e com ensino fundamental incompleto.

Biometria

Os dados também revelam que quase metade dos eleitores capixabas ainda não possuem o cadastro de biometria. Ainda não aderiram à tecnologia 1,3 milhões dos votantes, o que representa 45% do eleitorado apto a votar.

Nome social

Pessoas transgênero, transexuais e travestis têm o direito ao nome social. A Justiça Eleitoral garante pela terceira eleição consecutiva o direito dessas pessoas serem designadas pelo nome de sua preferência. Será esse o nome designado no título de eleitor e no caderno de votação. Neste ano, 641 eleitores farão uso do nome social no Espírito Santo.

Números gerais

Confira, abaixo, alguns números que revelam o perfil médio do eleitor capixaba, baseados nas informações divulgadas pelo TSE.

Quadro do eleitorado com percentuais por sexo, idade e grau de instrução
 

Fonte: Ales