Agosto Lilás: Projeto Maria da Penha vai à Cidade já alcançou 5 mil pessoas

Agosto Lilás: Projeto Maria da Penha vai à Cidade já alcançou 5 mil pessoas
Maria da Penha vai a Feira - Santo Antonio

Nos primeiros 15 dias do Agosto Lilás, mês de aniversário da Lei Maria da Penha, aproximadamente 5 mil mulheres já foram alcançadas com ações do projeto Maria da Penha Vai à Cidade, principalmente nas abordagens educativas realizadas nas feiras-livres da capital. Relatos emocionantes, abordagens a homens em momentos agressivos e aplausos de comerciantes e clientes, homens e mulheres, estão entre os resultados das atividades desenvolvidas pelas equipes da Prefeitura de Vitória, desde o dia 1º deste mês.

“Mostramos para as mulheres que existe uma rede de apoio preparada para ajudá-las a sair da situação de violência. Além disso, explicamos como a lei funciona, como podem fazer denúncias, quais os serviços que acolhem suas demandas e fazem encaminhamentos para atendimentos em saúde, social, psicológico, jurídico e de outras áreas”, diz a coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Adelina Diniz.

As ações se estendem até o final deste mês. Além das abordagens nas feiras, há rodas de conversa para servidores dos equipamentos que atuam diretamente com mulheres em situação de violência: são os “Cafés Dialogados: Marias”. Esses encontros reúnem profissionais da Saúde, Assistência Social e outros setores da Prefeitura, além da Semcid, para trocas de experiências e conhecimento das rotinas de cada equipamento.

Maria da Penha Vai à Cidade

Para dialogar diretamente com moradores de Vitória, homens e mulheres de todas as faixas etárias, a Semcid criou o projeto Maria da Penha Vai à Cidade. São ações de sensibilização por meio de abordagens educativas e apresentação de materiais informativos sobre os direitos das mulheres, a realidade de violações, a rede de apoio e proteção, os canais de acesso à rede, a importância da denúncia em situações de violência e do fortalecimento da mulher para uma sociedade mais igualitária, estabelecendo uma cultura de paz.

Próximas ações do Maria da Penha vai à Cidade

Dia 17, a partir das 07h30
Local: feira de Itararé

Dia 21, a partir das 7h30
Local: feira da Vila Rubim

Dia 27, a partir das 7h30
Local: feira de São Pedro

Dia 28, a partir das 7h30
Local: feira de Maruípe

Dia 30, a partir das 7h30
Local: feira de Bairro República

 

Fonte: PMV