Jogos Escolares Municipais de Vitória começam nesta segunda (19)
Superação. Resiliência. Criatividade. Dedicação. Trabalho em equipe. Colaboração. Amizade. Respeito. Nesta segunda-feira (19), após dois anos de intervalo, a pira olímpica será novamente acesa na cidade de Vitória, abrindo a 50ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), que reúne 1.824 estudantes, do 6º ao 9º ano, representando 26 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef).
A cerimônia de abertura, além do juramento dos atletas e do acendimento da pira olímpica, terá como atrações a Banda do 38º Batalhão de Infantaria, o grupo Cheerleaders Ufes, Circo da Emef João Bandeira e Ginástica Rítmica da Emef TI Eunice Pereira Silveira. A solenidade será realizada no Ginásio do Tancredão, às 14h30, e a entrada é gratuita.
“Nós sabemos o quanto o esporte transforma vidas, o quanto o esporte motiva a busca de um sonho. O mundo celebra o esporte em grandes eventos e nós também sabemos que grandes atletas não nascem prontos, eles vão sendo formados ao longo da vida e, muitas vezes, essas histórias começam na escola, a partir do olhar e do incentivo de um professor. Ao trazer de volta o Jemvi, nós estamos trabalhando a cooperação e a socialização, desenvolvendo o espírito de liderança e o respeito entre os nossos estudantes. Chegar a 50 edições é um marco e, com certeza, serão dias de muita emoção, de disputa saudável, cujo maior resultado é a integração da nossa rede”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Como serão os jogos
Os jogos terão nove modalidades em disputa: Futsal, Handebol, Basquete, Voleibol e Queimada; Atletismo (corrida de 100m; salto em distância; arremesso de peso e corrida de revezamento 4x100m); Xadrez; Dama e Tênis de Mesa.
O Jemvi tem o objetivo de valorizar as experiências de estudantes e professores nas aulas de Educação Física e promover vivências do esporte como espaço social e cultural, em que os sujeitos envolvidos possam ampliar as oportunidades de conhecimento, interação, colaboração, solidariedade e prazer de praticar esportes.
O evento faz parte do Festival de Linguagens Integradas e está dentro do calendário de atividades que celebram o aniversário de Vitória. As partidas começam na terça-feira, dia 20, com o Vôlei, também no ginásio do Tancredão, e seguem até 23 de novembro, quando disputas de Tênis de Mesa encerram o evento. A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 06 de dezembro.
Jemvi
Constituídos historicamente como uma ação pedagógica, os Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi) são direcionados a todas as Emef de Vitória, para adolescentes e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A competição escolar acontece desde 1971. Em sua primeira edição, a ideia era promover uma disputa entre duas unidades de ensino. Uma proposta então foi apresentada à Secretaria Municipal de Educação, com a ideia de que a disputa contemplasse todas as escolas da rede municipal, que na época contava com nove unidades de ensino. Atualmente, Vitória tem 54 escolas de ensino fundamental.
Escolas participantes
Emef Álvaro de Castro Mattos, Jardim da Penha
Emef Arthur da Costa e Silva, República
Emef Alvimar Silva, Santo Antônio
Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, Jardim Camburi
Emef TI Anacleta Schneider Lucas, Fonte Grande
Emef Ceciliano Abel de Almeida, Itararé
Emef Éber Louzada Zippinotti, Jardim da Penha
Emef Elzira Vivácqua dos Santos, Jardim Camburi
Emef TI Eunice Pereira Silveira, Tabuazeiro
Emef Experimental de Vitória – Ufes, Goiabeiras
Emef Francisco Lacerda de Aguiar, São Pedro
Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos, Inhanguetá
Emef TI Izaura Marques da Silva, Andorinhas
Emef João Bandeira, Consolação
Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, Maria Ortiz
Emef TI Moacyr Avidos, Ilha do Príncipe
Emef Mauro Braga, Do Quadro
Emef Marieta Escobar, Santa Martha
Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues, Jardim Camburi
Emef Orlandina D’Almeida Lucas, São Cristóvão
Emef Otto Ewald Júnior, Itararé
Emef Octacílio Lomba, Maruípe
Emef Rita de Cássia Oliveira, Resistência
Emef Profª. Regina Maria Silva, Inhanguetá
Emef Suzete Cuendet, Maruípe
Emef Vercenílio da Silva Pascoal, Joana D’Arc
SERVIÇO
Cerimônia de Abertura 50ª edição do Jemvi
Atrações: juramento dos atletas, acendimento da pira olímpica, Banda do 38º Batalhão de Infantaria, grupo Cheerleaders Ufes, Circo da Emef João Bandeira e Ginástica Rítmica da Emef TI Eunice Pereira Silveira
Quando: segunda-feira (19), às 14h30
Onde: Ginásio do Tancredão. R. Rosilda Falcão dos Anjos, Mário Cypreste
Entrada gratuita.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.