Lama em rios faz abastecimento de água ser reduzido, após chuvas fortes
O Espírito Santo está em estado de alerta máximo devido à chuva que atinge os municípios capixabas nos últimos dias. O alto volume de água nos rios também tem alterando as características da água que abastece as residências dos capixabas.
De acordo com a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), uma grande quantidade de lama tem deixado a água turva, dificultando o tratamento. Com isso, o abastecimento de água em algumas regiões pode ser prejudicado.
A Cesan informou que, até o momento, não foi necessário suspender totalmente o fornecimento de água, mas a distribuição está sendo feita de forma reduzida, dentro dos padrões de potabilidade.
Segundo a Cesan, a Estação de Tratamento de Água Engenheiro Mário Luiz Petrocchi (ETA V), na Serra, é a mais afetada. A estação é responsável pela distribuição de água para mais de 577 mil pessoas nos municípios de Fundão, parte da Serra e para a região continental de Vitória.
As obras de modernização da ETA V estão em andamento, com investimento superior a R$ 61,5 milhões. A tecnologia promete aumentar em até 30 vezes a eficiência do tratamento da água, em especial, a turbidez elevada, causada pelo excesso de lama.
A concessionária ressaltou a importância da população usar a água de forma responsável e, se possível, reservar água para consumo mínimo de 24 horas, ter atenção à possíveis vazamentos invisíveis e gotejamento nas torneiras. A lavagem de piscinas, áreas internas e calçadas, devem ser evitadas.
A Cesan ainda destacou que está à disposição dos clientes e pode ser acionada a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone 115. A chamada é gratuita.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.