Obra de reurbanização em Orla de Andorinhas em Vitória
A orla de Andorinhas vai ganhar cara nova. Calçadas ampliadas com deques, rampas para barcos, dois atracadouros, novo trecho viário à beira-mar com vagas para estacionamento, áreas de convivência e permanência, equipamentos esportivos, como academias do idoso e dos jovens, playgrounds e intervenção viária de novo acesso ao bairro fazem parte do projeto de reurbanização do local, já apresentado à comunidade pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec).
O anteprojeto está em desenvolvimento por empresa contratada via credenciamento e será entregue em janeiro de 2023. A expectativa é que o início das obras ocorra no segundo semestre do ano que vem.
“Estamos trazendo uma novidade que vai mudar a realidade do bairro. Vamos agora já encaminhar esse processo para licitação, para escolha da empresa que vai executar essa obra, e nós vamos fazer o mesmo que já iniciamos na Grande São Pedro: toda a requalificação da orla, com a preparação para se tornar um ambiente turístico, um local de contemplação, um local para receber as famílias. Eu tenho certeza absoluta que a Grande Andorinhas vai viver um novo tempo, uma nova realidade. Agradeço a todas as lideranças presentes que estão nos ajudando, que ajudaram na concepção, na criação de todo esse projeto”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Anna Claudia Dias Peyneau, secretária da Sedec, falou sobre a importância do projeto para melhor aproveitamento do espaço, de forma a garantir qualidade de vida e lazer aos moradores. “Esse projeto traz algumas premissas importantes para a qualificação do espaço, como a criação de áreas para a prática de esportes e caminhadas. Engloba, também, uma via para acesso de veículos e conexão do acesso para o bairro de Andorinhas pela Reta da Penha passando por debaixo da Ponte da Passagem. São demandas antigas da população que foram reunidas num projeto urbanístico que, ao ser implementado, vai contribuir com a segurança urbana e com a qualidade ambiental daquela região”.
O que o projeto engloba:
– Ampliação do calçadão com instalação de decks;
– Duas rampas para barcos;
– Dois atracadouros;
– Criação e alargamento de calçadas;
– Criação de novo trecho viário à beira mar, com vagas para estacionamento;
– Previsão de áreas de convivência e permanência;
– Equipamentos esportivos, como academias do idoso e dos jovens;
– Playgrounds;
– Intervenção viária de novo acesso ao bairro Andorinhas;
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.