Procon de Vila Velha faz mutirão de atendimento com Defensoria Pública

Procon de Vila Velha faz mutirão de atendimento com Defensoria Pública

Nesta quarta (15), em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, a equipe do Procon de Vila Velha participou de mutirão jurídico para agilizar o atendimento aos consumidores da cidade. A ação foi liderada pela Defensoria Pública do Espirito Santo, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon). Os atendimentos foram realizados no período de 8 às 12h, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Agenor Roris, em Praia de Itaparica.

“Já nesta quinta (16) o mutirão vai se concentrar na praça Duque de Caxias, no Centro, das 8 às 17h. O objetivo da iniciativa é prestar assessoramento jurídico inicial aos cidadãos endividados – ou com outros problemas referentes ao Direito do Consumidor – para que possam defender seus direito em caso de se sentirem lesados na compra de produtos ou contratação de serviços”, justificou o Superintendente do Procon Municipal, George Alves.

Segundo ele, durante os mutirões, os cidadãos também recebem orientações sobre como evitar o superendividamento e como garantir uma gestão eficiente de seu orçamento, além de dicas de educação financeira. “O Procon Municipal disponibiliza muitas orientações ao consumidor e efetua o registro de todas reclamações, além de prestar outros serviços. Nós recebemos, analisamos e encaminhamos as reclamações aos fornecedores, buscando solucionar as demandas apresentadas pelos consumidores”, explicou.

George Alves informou, ainda, que, durante os mutirões de atendimento, as principais reclamações dos consumidores se relacionam a cobranças indevidas; ao pagamento de juros abusivos de contas em atraso; negociação de dívidas; bloqueio de ligações de telemarketing; atraso ou não entrega de item adquirido; e reclamações contra operadoras de telefonia, entre outras.

“Na ótica da relação de consumo, caso o cidadão tenha problemas na aquisição ou prestação de serviços, ele tem o direito de reclamar e de ser compensado por prejuízos e transtornos sofridos em suas relações de consumo. Para isso, pode procurar o Procon Municipal, que fica no subsolo do Boulevard Shopping, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, orientou o superintendente.

Serviço:
Mutirão de Atendimento ao Consumidor
Data: Quarta (15), das 8 às 12h
Local: Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Agenor Roris –  Avenida João Mendes, Praia de Itaparica

Quinta (16), das 8 às 17h
Local: Praça Duque de Caxias, Centro

Fonte : PMVV