Capacitação em cultivo semi-hidropônico chega a Domingos Martins
Nesta semana, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza dois dias especiais, em Domingos Martins, para oferecer a agricultores e técnicos da região a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a produção de morangos em sistema semi-hidropônico.
Nesta terça-feira (28), na comunidade de Tijuco Preto, das 14h30 às 17h30, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Francisco Olmar Gervini, vai ensinar o manejo nutricional nesse tipo de cultivo, que é feito em ambiente protegido, sobre bancadas suspensas, em sacos ou calhas com substratos que recebem água e nutrientes via sistema de gotejamento.
Gervini abordará o assunto também no segundo dia especial, que será realizado na quarta-feira (29), das 12h às 17h30, na Rota do Carmo, em Pedra Azul. A programação nesse dia conta ainda com orientações para controle de pragas e doenças no morangueiro, repassadas pelos pesquisadores do Incaper, Hélcio Costa e José Salazar. Na ocasião, os participantes vão aprender a preparar uma calda à base de produtos naturais como alternativa para proteger as plantas.
As atividades em Domingos Martins fazem parte do projeto Inovafruti Morango, voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva da fruta no Espírito Santo.
“Essas são as últimas ações de capacitação do projeto, que tem entre seus objetivos ampliar a produção do morango semi-hidropônico no Estado. Por isso, convidamos o pesquisador catarinense Francisco Gervini, uma referência em nutrição nesse sistema de cultivo”, explica a pesquisadora do Incaper, Andréa Costa, responsável pelo projeto.
O cultivo de morango semi-hidropônico é considerado uma boa opção para a agricultura familiar, por ser mais fácil de manejar e mais produtivo em pequenas áreas que o plantio direto no solo.
Como parte da estratégia para difundir esse modelo no Estado, nesta segunda-feira (27), técnicos do Incaper de diversos municípios participaram de capacitação com Gervini, na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins.
“A integração entre pesquisa e extensão rural é fundamental para que a transferência de tecnologias como o sistema semi-hidropônico seja feita de forma adequada e gere os resultados esperados para o agricultor. Durante todo o projeto contamos com apoio dos extensionistas e dos escritórios locais do Incaper no desenvolvimento das atividades”, frisa Andréa Costa.
O Inovafruti Morango é realizado no âmbito do programa de Inovação dos Arranjos Produtivos Frutícolas no Estado do Espírito Santo (Inovafruti), uma iniciativa da Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e com o Incaper.
Dia Especial sobre cultura do morango
Terça-feira (28)
Local: Igreja Luterana Martinho Lutero – Tijuco Preto – Domingos Martins
14h30 – Recepção
15h – Nutrição e Manejo do Morangueiro Francisco Olmar Gervini – Pesquisador da Epagri
17h30 – Encerramento
Quarta-feira (29)
Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Rota do Carmo – Pedra Azul – Domingos Martins
12h – Recepção
12h30 – Abertura
13h – Nutrição e Manejo Francisco Olmar Gervini – Pesquisador da Epagri
15h – Coffee Break
15h30 – Controle de pragas e doenças / Preparo de caldas alternativas
Hélcio Costa – Pesquisador do Incaper
José Salazar Zanuncio Júnior – Pesquisador do Incaper
17h30 – Encerramento
*A inscrição será feita na abertura dos eventos. Será necessário informar o CPF e o número da Inscrição Estadual de Produtor Rural.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui