Celebração da Agricultura: Festa da Banana Recebe Status de Patrimônio Cultural em Alfredo Chaves
Evento tem mais de 50 anos de existência e é uma tradição do município
Com mais de 50 anos de existência, a Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves, na região serrana do Espírito Santo, foi declarada patrimônio cultural e imaterial do Espírito Santo por lei, aprovada por deputados do Estado no dia 1º de abril.
De acordo com informações da Prefeitura de Alfredo Chaves, a tradicional Festa da Banana e do Leite acontece sempre nos últimos dias de julho.
Este ano será entre os dias 24 e 28, mas a programação ainda não foi definida.
Com duração de cinco dias, a festa é sempre realizada com atividades culturais diversificadas voltada à família e à agricultura familiar.
Na programação, concursos de gado e de banana, praça de alimentação, virada dos tachos, feira do agronegócio, apresentações culturais regionais, atividades esportivas e shows nacionais, no parque de exposições localizado na sede da cidade. O lugar possui cinco galpões cobertos e área de estacionamento.
Prefeito de Alfredo Chaves, Fernando Videira Lafayette diz que ficou feliz com a nomeação e destacou a importância da legislação, uma vez que o evento é um dos mais tradicionais do Estado.
Segundo ele, o título veio por meio do projeto de lei 723/2023, protocolado em agosto do ano passado, e é de autoria do deputado estadual Sergio Meneguelli.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.