Curso de primeiros socorros para Guarda Municipal na Praia da Costa
Cerca de 60 guardas municipais participam do curso de Primeiros Socorros na areia da Praia da Costa. O curso começou nesta quarta-feira e vai até sexta-feira (13). As instruções estão sendo realizadas pela sargento Izabel Martin, do Corpo de Bombeiros, e pelo GM Washington Monteiro, especialista em Salvamar.
Os agentes são divididos em três turmas com 20 guardas municipais. “A cada dia teremos uma turma diferente. Nesse curso, os agentes estão aprendendo o básico para os atendimentos de primeiros socorros. Aprendem a realizar a massagem cardíaca e a identificar os níveis de afogamento, entre outros conhecimentos”, explica o GM Monteiro.
O curso faz parte da programação de qualificação da Guarda Municipal de Vila Velha. “A Academia da Guarda Municipal trabalha com o objetivo de qualificar os agentes conforme a necessidade do serviço, atrelados à necessidade da comunidade. O curso de Primeiro Socorros foi criado pensando em suprir essa exigência, para que os GMs consigam identificar o que está acontecendo e, assim, realizar os primeiros atendimentos e controlar a situação até que a equipe especializada chegue ao local”, ressalta Mariana Veronesi, da Inspetoria de Ensino e Formação.
“Nosso efetivo realiza o patrulhamento na orla do município e, muitas vezes, os agentes são abordados pelos munícipes pedindo ajuda. Às vezes, por causa de afogamentos, engasgos e outras situações que requerem cuidados especiais. Por isso, cursos como esses são essenciais para a Guarda Municipal”, expressa o subcomandante da GM, Thiago Nylander.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes dos Santos, ressalta a importância de cursos como esse: “O curso de Primeiros Socorros é de extrema importância, pois salva vidas. A instrução e o treinamento estão na rotina de todos os guardas municipais, que se qualificam para melhor atender a população de Vila velha”.
Honraria “Herói Azul”
O instrutor GM Monteiro, antes de entrar para a família da Guarda Municipal de Vila Velha, trabalhou como guarda-vida. Em dezembro do ano passado, ele recebeu a honraria “Herói Azul”, por ter salvado dois jovens que estavam se afogando. A honraria foi entregue pelo próprio prefeito Arnaldinho Borgo.
O resgate aconteceu no dia 17 de novembro. Três jovens foram nadando da areia até a Ilha de Pituã, local de turismo na Praia de Itapuã. Como o tempo virou de forma repentina, o mar ficou agitado e os jovens ficaram ilhados.
Um dos jovens conseguiu voltar nadando, mas os outros dois não. Quando se lançaram ao mar, a correnteza os arrastou para longe. Nesse momento, uma equipe da Guarda, que realizava patrulhamento na praia, foi acionada pelo amigo que estava em terra. Os agentes acionaram o GM Monteiro no rádio operacional, e ele foi até o local.
Já na água, Monteiro percebeu que um dos jovens estava muito cansado e não conseguia mais ter reação, enquanto o outro estava lúcido mas também entrando em exaustão. Monteiro então conseguiu levar os dois, de uma só vez, nadando e sem uso de equipamento adequado, até a areia.
Fonte: PMVV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui