Educação Verde: Escola Implementa Horta Ecológica em Cachoeiro de Itapemirim
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, desenvolveu o projeto “Comunidade EcoLions”, que consiste na produção de uma horta sustentável e ecológica na unidade escolar. A atividade faz parte da disciplina do Itinerário Formativo “A espécie humana e as relações com os recursos naturais”, realizada em interdisciplinaridade com as matérias de Ciências e Matemática.
O objetivo da atividade foi possibilitar aos estudantes a compreensão dos aspectos da espécie humana com o meio ambiente, para que possam explorar práticas como a produção de mudas de hortaliças e de temperos, e a produção de hortas em espaço urbano, visando ao paisagismo da escola e à produção de produtos de estética e limpeza.
Além disso, o projeto “Comunidade EcoLions” é articulado com a disciplina de Matemática em relação à produção de papel reciclado, que serão utilizados como embalagens, etiquetas e identificação dos produtos produzidos na horta. Há também no projeto um sistema de compostagem.
O responsável pelo projeto é o professor de Biologia Márcio Tozani Coelho. “A oportunidade de trabalhar conceitos de etnobotânica, com interface entre as ciências naturais e as ciências sociais, possibilitou e despertou o protagonismo dos estudantes para a criação de uma comunidade voltada ao respeito ao meio ambiente e ao consumo de alimentos saudáveis, além da partilha de conhecimentos”, ressaltou o professor.
Após as atividades de pesquisa propostas na disciplina do itinerário, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio plantaram espécies de hortaliças pré-determinadas por meio da pesquisa sobre as espécies de hortaliças mais utilizadas no consumo diário. Nesse caso, os estudantes passaram a orientar os alunos do Ensino Fundamental a fazer o manejo da composteira, a fim de produzir fertilizantes e substratos orgânicos para o processo nutricional e desenvolvimento da horta.
“O ‘EcoLions’ é um farol na educação, guiando mentes com aulas inovadoras, práticas ambientais e um despertar de consciência global para um planeta sustentável”, disse o aluno João Matheus Bastos, da 2ª série do Ensino Médio.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.