Parceria com o Ifes estimula nas crianças gosto pela matemática
Possibilitar às crianças os primeiros contatos com a linguagem matemática, de forma lúdica e prazerosa, estimulando as primeiras descobertas e experiência na área. Essa foi a proposta de um projeto realizado pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Goretti Coutinho Cosme, do bairro Cruzamento, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Práticas pedagógicas de Matemática (Grupem) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
O projeto envolveu 43 crianças dos grupos 5 e 6, do turno vespertino. Os pequenos participaram de várias atividades dentro do projeto, inclusive com visitas pedagógicas à sede do Ifes, em Jucutaquara. Inicialmente, as turmas participaram de uma pesquisa que investiga o conceito de localização espacial na literatura infantil, desenvolvida pela estudante de licenciatura em Matemática Laisla Pimentel, sob orientação das professoras Dra. Dilza Coco e Dra. Sandra Aparecida Fraga da Silva.
Assim, as crianças realizaram registros, por meio de desenho, de todo o trajeto percorrido do Cmei até o Ifes. Elas também conheceram a história de “Alice no País das Maravilhas” e participaram de uma atividade em que deviam ajudar Alice a voltar para casa. Além disso, elas fizeram um pequeno tour pela instituição, conhecendo o campo de futebol, a quadra, a biblioteca, a lanchonete e o Laboratório de Matemática em que as atividades aconteceram.
Os pequenos também puderam conhecer uma maquete interativa, peça que encantou as turmas e aguçou a criatividade e imaginação. A proposta foi muito bem recebida pelas crianças, que saíram da visita cheias de novas descobertas e experiências.
“Eu aprendi a fazer o desenho do caminho para casa e gostei muito da história”, contou a pequena Esther Santos, do grupo 5.
“Eu gostei dos carros que tem na maquete e do campo de futebol, que é igualzinho aos da copa do mundo”, disse Giuseppe Carneiro, também do grupo 5.
“Gostei muito de conhecer a piscina e também gostei da história da Alice”, contou Maya Riggio, do grupo 6.
Experiência lúdica
Para a equipe de professoras que acompanharam as crianças, a proposta se mostrou uma rica experiência de promoção da linguagem matemática de forma lúdica, prazerosa e atrativa.
“Foi uma experiência marcante levar as crianças ao Ifes. Pudemos despertar o interesse pela matemática e explorar de forma lúdica e prazerosa. Acredito que dessa forma faz toda diferença na vida das crianças. Elas foram protagonistas durante o desenvolvimento da atividade, participaram ativamente, expondo suas percepções e curiosidades. Por meio desta atividade, puderam perceber que para nos localizarmos precisamos de referências e direções, como na história da Alice”, ressaltou a professora Amanda Guimarães.
“Gostei muito da metodologia usada com as crianças. É uma forma lúdica de aprender matemática de maneira interdisciplinar. As crianças ficaram maravilhadas ao conhecerem o espaço do instituto, principalmente nos momentos que virem a parede de troféus e a maquete do Ifes. Certamente foi uma experiência que eles nunca esquecerão”, reforçou a professora Dayana Figueiredo.
Fonte:PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.