Revivendo Tradições: Festival em Marechal Floriano Celebra o Terno de Reis do Bom Jesus após Seis Décadas de Inatividade
Neste sábado (30), das 14h às 21h, acontece em Marechal Floriano a terceira edição do Festival Nacional de Arte e Cultura em Morro Baixo. Realizado na comunidade de Bom Jesus do Morro Baixo, zona rural do município, o evento promove a difusão e o fomento da cultura popular, por meio do encontro de folias de reis. Além disso, a ocasião marca a primeira apresentação histórica da banda Terno de Reis do Bom Jesus, que estava desativado havia cerca de 60 anos.
Organizado pelo Núcleo da Associação de Capoeira Força Negra, o festival conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult). O núcleo iniciou, em 2018, aulas gratuitas de capoeira na comunidade e, a partir das ações desse epicentro cultural, foi possível transformar a localidade rural em um ponto de memória da cultura capixaba, denominado Ponto de Memória João dos Santos Capixaba.
Além disso, por meio da história oral e da memória social, foi dado início ao trabalho de resgate da banda Terno de Reis do Bom Jesus, tendo como resultado a realização do documentário “Memória Viva de Santo Reis”, que culminou no reagrupamento histórico do grupo que, havia seis décadas, estava desativado.
A iniciativa contou ainda com a realização do projeto Identidade Santo Reis, que promoveu um ciclo de palestras e formação cultural para a comunidade, visando à reativação da banda Terno de Reis do Bom Jesus. As palestras foram ministradas por Mestre Chico, da banda Folia de Reis de São Sebastião, de Afonso Cláudio, e pelo Mestre Geneci, da banda Folia de Reis de Nossa Senhora Aparecida, de Venda Nova do Imigrante.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.