Estudantes de Domingos Martins e Marechal Floriano Brilham na Olimpíada Brasileira de Matemática
Para muitos alunos, a educação é uma jornada árdua, repleta de desafios e obstáculos a serem superados, mas também permeada por oportunidades de aprendizado e crescimento. No entanto, para a jovem Milena Trarbach Klippel, de apenas 14 anos, essa jornada se transformou em uma trilha de conquistas. Recentemente a jovem conquistou a medalha de ouro na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Além dela, diversos estudantes da região também se destacaram. Entre os medalhistas de ouro estão: Kevin Neves Ramos Badaró, da EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth; e Joao Vitor Walandt Gondring, da EEEFM Teófilo Paulino, ambos de Domingos Martins. Guilherme José Moreira Hullemam, da EMEF Professor Nicolau Krohling, de Marechal Floriano, também foi ouro.
Aluna do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Francisco Erlacher, em Paraju, Domingos Martins, Milena Trarbach Klippel celebra a segunda conquista na OBMEP. Em 2022, ela ganhou a medalha de bronze na competição e, em 2023, foi premiada com a medalha de ouro. No último dia 11 de junho, Milena recebeu a medalha junto a outros 650 estudantes brasileiro na maior competição científica do país, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Mas, as vitórias de Milena não pararam por aí. Nos últimos anos, ela também se destacou em outras competições científicas. Em 2023, Milena conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a medalha de prata na Olimpíada Mandacaru de Matemática.
Ela atribui o sucesso a muitas horas de estudo e a uma paixão crescente pela matemática. “Quando fiz a avaliação da 1ª fase da OBMEP, fiquei emocionada ao voltar para casa e contar para minha mãe que havia passado para a segunda fase da olimpíada”, comenta Milena. “Eu nem mesmo sabia o que isso significava. Foi minha mãe quem me explicou sobre as premiações e as diversas oportunidades que a OBMEP pode proporcionar aos estudantes premiados”, relata.
A mãe de Milena, Rosiane Trabach, não esconde o orgulho e a felicidade pela filha. “Fiquei muito feliz ao receber a notícia da premiação de minha filha. Na primeira, com a medalha de bronze, já fiquei muito feliz. Então, no ano seguinte, quando ela conquistou o ouro, quase não acreditei. Afinal, é uma olimpíada de nível nacional, onde se concorre com milhões de estudantes”, disse a mãe.
Milena espera que as conquistas sirvam de inspiração para outros estudantes, mostrando que, com esforço, perseverança e determinação, é possível alcançar qualquer objetivo. A OBMEP, criada em 2005, estimula o estudo da matemática e identifica talentos na área, beneficiando milhões de estudantes em todo o país.
Desde a criação, a competição tem sido uma plataforma importante para descobrir jovens talentos e oferecer oportunidades educacionais que podem mudar vidas. A 18ª edição contou com mais de 18,3 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de 55,3 mil escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios brasileiros.
No Espírito Santo, dezenas de alunos foram premiados. Municípios das montanhas do estado, como Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá e Alfredo Chaves são algumas das cidades que se destacaram. Secretarias de Educação, escolas e professores também foram premiados. Clique aqui veja a lista completa.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.