Polícia interdita posto de combustíveis em Guarapari após encontrar substância tóxica no etanol

Polícia interdita posto de combustíveis em Guarapari após encontrar substância tóxica no etanol

Outros dois postos em Vila Velha também foram interditados durante a ação

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e, a comissão dos Explosivos e Combustíveis da Assembleia Legislativa (Ales), interditou três postos de combustíveis na Grande Vitória, um em Guarapari e dois em Vila Velha, durante uma operação de combate ao comércio clandestino de gasolina, etanol e diesel, visando garantir a qualidade do combustível comercializado no Estado.

Foram fiscalizados 15 postos de gasolina na região. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.

Segundo a corporação, os postos utilizavam o metanol, uma substância tóxica, misturada no etanol. O contato com a produto pode causar graves danos à saúde humana, além de poder causar danos aos veículos. Após análises preliminares do material, confirmadas em laboratório no dia seguinte, os postos foram interditados.

O delegado Eduardo Passamani, titular da Decon, explicou que os estabelecimentos misturavam o metanol para “render” a quantidade disponível de etanol. Com isso, vendiam mais, gastando menos.

“Além de venderem um produto fora das normas, que é um crime punido com dois a cinco anos, eles podem estar cometendo crime contra a saúde pública. A gente não descarta a formação de uma organização criminosa vendendo isso no estado”, afirmou.

De acordo com Marcelo da Silva, fiscal da ANP, apesar de permitido no Brasil, o produto não deve ser misturado nos combustíveis. “O metanol é importado para vários usos da indústria química e é um produto extremamente tóxico. É muito perigoso esse contato com essa substância.”

Fonte: Folha Online