Polícia interdita posto de combustíveis em Guarapari após encontrar substância tóxica no etanol
Outros dois postos em Vila Velha também foram interditados durante a ação
A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e, a comissão dos Explosivos e Combustíveis da Assembleia Legislativa (Ales), interditou três postos de combustíveis na Grande Vitória, um em Guarapari e dois em Vila Velha, durante uma operação de combate ao comércio clandestino de gasolina, etanol e diesel, visando garantir a qualidade do combustível comercializado no Estado.
Foram fiscalizados 15 postos de gasolina na região. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.
Segundo a corporação, os postos utilizavam o metanol, uma substância tóxica, misturada no etanol. O contato com a produto pode causar graves danos à saúde humana, além de poder causar danos aos veículos. Após análises preliminares do material, confirmadas em laboratório no dia seguinte, os postos foram interditados.
O delegado Eduardo Passamani, titular da Decon, explicou que os estabelecimentos misturavam o metanol para “render” a quantidade disponível de etanol. Com isso, vendiam mais, gastando menos.
“Além de venderem um produto fora das normas, que é um crime punido com dois a cinco anos, eles podem estar cometendo crime contra a saúde pública. A gente não descarta a formação de uma organização criminosa vendendo isso no estado”, afirmou.
De acordo com Marcelo da Silva, fiscal da ANP, apesar de permitido no Brasil, o produto não deve ser misturado nos combustíveis. “O metanol é importado para vários usos da indústria química e é um produto extremamente tóxico. É muito perigoso esse contato com essa substância.”
Fonte: Folha Online
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.