Unimed Sul Capixaba: O Poder do Cuidado Humanizado na Recuperação de Pacientes
Cooperativa destaca a importância de práticas acolhedoras e ações que se estendem para além das unidades de saúde, envolvendo colaboradores e voluntários
Acompanhar um parente ou amigo durante o tratamento de alguma doença ou mesmo ser o paciente quase sempre não é tarefa fácil, mas a jornada pode ser mais leve quando este caminho é trilhado ao lado de pessoas que se destacam com um jeito de cuidar diferenciado, afinal um simples gesto de gentileza pode ser a chave para uma melhor recuperação emocional. Na Unimed Sul Capixaba acolher o corpo e a alma é prioridade, por isso a cooperativa investe em práticas de cuidado humanizado, apostando em ações que transmitem conforto, compaixão e empatia para permitir que o paciente se sinta respeitado e amparado em um ambiente que ultrapassa os tratamentos médicos.
O papel dos colaboradores é essencial na criação desse ambiente acolhedor. Atitudes simples como um sorriso de boas-vindas, até iniciativas mais estruturadas, como o “Dia do Desejo”, trazem à cooperativa destaque na oferta de cuidados que buscam aliviar o sofrimento e proporcionam momentos de alegria aos pacientes.
O coordenador de hospitalidade da Unimed Sul Capixaba, Juliano Corrêa, destaca que a humanização no atendimento é um valor que guia a cooperativa.
“Cada colaborador tem um papel fundamental na construção de um ambiente de acolhimento, onde a empatia é sempre a base de nossas ações. O nosso cuidado com os detalhes fazem a diferença no dia a dia dos pacientes, criando uma rede de gentileza que se reflete em um atendimento mais humano e acolhedor”.
Dia do Desejo
O “Dia do Desejo” é um momento onde são proporcionados momentos únicos aos pacientes, reforçando o compromisso com o bem-estar emocional. Certificados de Coragem, visitas de capelania e atividades especiais fazem parte dessa abordagem singular. A equipe de hospitalidade da Unimed Sul Capixaba não poupa esforços para realizar mais de 400 iniciativas durante todo o ano.
Priscila Sant’anna Leal, técnica de enfermagem do Centro Cirúrgico, ficou internada mais de duas semanas e tinha o desejo de ver o filho, Pedro, 6 anos. Porém, estava com receio de levá-lo ao quarto do hospital, por ser um ambiente não muito agradável para criança. Então a equipe proporcionou um encontro surpresa e descontraído no solário do Hospital Unimed, com café da tarde especial para a família e, também, o projeto colorindo com o Pedro.
Fabiana Candal, que estava internada para cuidados clínicos, teve um momento super especial com sua filha Sofia que nasceu no Hospital Unimed e logo foi pra UTIN no Materno-Infantil. 14 dias após o seu nascimento. A organização de equipe médica, assistencial e psicológica proporcionou um reencontro emocionante entre elas. A Fabiana é muito vaidosa, então, foi providenciada uma maquiadora profissional para que ela ficasse ainda mais linda.
Com o cuidado integral no centro das suas práticas, a Unimed Sul Capixaba busca garantir que cada cliente se sinta valorizado, respeitado e, acima de tudo, amparado em momentos de fragilidade.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)