A partir desta semana os servidores começam a utilizar o módulo de fiscalização do IEMA Digital
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está dando mais um passo para a digitalização dos serviços prestados. A partir desta segunda-feira (02), os servidores começam a utilizar o módulo de fiscalização do Iema Digital, sistema para a digitalização dos processos de licenciamento ambiental, fiscalização, monitoramento e suas interrelações.
Este módulo suporta o planejamento e a realização de ações fiscalizatórias de forma digital e também proporciona a criação dos documentos necessários: autos, termos e relatórios. Foram mais de 70 encontros para discussão dos requisitos e homologação das funções customizadas de acordo com as necessidades e processos mapeados pela equipe do projeto.
Entre os benefícios do novo sistema estão a padronização dos documentos e informações do processo de autuação, a criação automática do processo de autuação no e-Docs pelo sistema e a disponibilização de informações completas sobre o processo de autuação e o seu acompanhamento. Além de maior assertividade e integridade das informações desse importante processo para o Iema, o sistema trará maior agilidade e velocidade para as ações fiscalizatórias.
“Este é um marco importante no desafio de digitalizar o Iema. É o momento fundamental pois, por mais que tenhamos feito homologações e testes, é no uso que faremos a diferença, seja para evolução do sistema ou em encontrar algum erro e saná-lo. É a utilização que vai trazer estabilidade e melhorias”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.
Ele também agradeceu ainda a todos envolvidos no desenvolvimento do Iema Digital. “Quero fazer um agradecimento especial a todos que participaram. Um projeto desse tamanho tem o envolvimento de todas as equipes contribuindo. E foi justamente a dedicação e participação dos servidores que fez a diferença”, disse.
Esta etapa faz parte do programa Iema Digital, que ainda prevê o lançamento de um módulo para o processo de licenciamento, incluindo dispensa e licenciamento simplificado, em 1º de fevereiro de 2023. Antes de entrar em uso, cerca de 200 servidores foram treinados para utilização do módulo de fiscalização do sistema e vários processos internos foram atualizados.
Fonte: Governo ES
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.