Afonso Cláudio: Estudantes exploram modalidades olímpicas em atividades escolares

Afonso Cláudio: Estudantes exploram modalidades olímpicas em atividades escolares

Desenvolvido durante as aulas de Educação Física, o trabalho contou com o auxílio dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio, integrantes da eletiva Esportech.

Durante as aulas de Educação Física, coordenadas pela professora Fernanda de Souza Braga, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada em Afonso Cláudio, aprendem com metodologias ativas sobre as modalidades contidas nos Esportes Olímpicos. O Hipismo foi selecionado como modalidade central no trabalho que foi desenvolvido pela professora Fernanda Braga e os alunos da 2ª série do Ensino Médio integrantes da eletiva “Esportech”.

O Hipismo é a arte de montar a cavalo, que compreende todas as práticas desportivas que envolvam o animal, como saltos, adestramento, corridas, atrelagem, polo e o pentatlo moderno, que é também disputado nas Olimpíadas. O esporte auxilia na concentração, no desenvolvimento da linguagem, da comunicação e das noções de limites, autoconfiança e responsabilidade.

As atividades foram iniciadas com pesquisas que se tornaram um evento sobre hipismo, adaptado para crianças e adolescentes. As crianças, com as famílias, receberam o desafio de confeccionar um cavalinho com materiais reciclados. Todo o processo foi orientado pela professora responsável. Durante as aulas, os alunos assistiram a vídeos, realizaram atividades que auxiliaram no desenvolvimento do equilíbrio dinâmico, na capacidade coordenativa e simularam uma cavalgada.

Foram organizadas tendas dinâmicas com atividades interativas e realidade virtual, oficinas de modelagem de cavalinhos e desfile dos cavalos confeccionados pelas crianças, que foram transmitidos por meio de vídeos explicativos sobre as técnicas e a modalidade olímpica de forma geral.

“Auxiliar e poder acompanhar de perto o desenvolvimento deste projeto foi incrível. Participar das oficinas, trazendo a tecnologia para o nosso meio, de forma lúdica e prática, e ver a participação dos outros estudantes, tudo isso foi gratificante”, contou o aluno Leonardo Hartwig Dornelas, da 2ª série do Ensino Médio.