Ales: campanha incentiva namoro sem violência

Ales: campanha incentiva namoro sem violência

De janeiro a julho deste ano, 46 mulheres foram assassinadas no Espírito Santo, 15 delas vítimas de feminicídio, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Para conscientizar as novas gerações e combater a violência doméstica, a deputada Iriny Lopes (PT) apresentou o Projeto de Lei (PL) 199/2022, que cria a Campanha “Namoro sem Violência”.

A campanha visa à prevenção e conscientização nas relações afetivas entre adolescentes e deve ser realizada, anualmente, na segunda semana de junho. Durante o período, as unidades das redes pública e privada de ensino devem promover, junto aos estudantes do ensino médio, ações envolvendo a problemática da violência, com foco na mudança comportamental.

Entre as atividades previstas estão divulgação da campanha em mídias sociais, realização de dinâmicas em grupo, palestras educativas, questionários para pesquisa de comportamento, dramatizações, concursos de redação, divulgação de manifestos e outras ações interativas.

Na justificativa do projeto, a deputada explica que o objetivo é sensibilizar e proporcionar mudança de comportamento nas relações afetivas nocivas entre jovens. “A finalidade é prevenir os abusos e promover a criação de espaços onde os jovens aprofundem a sua consciência crítica sobre a gravidade e impacto da violência nas relações de namoro. Quando a violência se instala no cotidiano das relações afetivas durante a adolescência, os seus efeitos sobre o desenvolvimento dos valores, padrões e hábitos são devastadores”, alerta a deputada.

O PL 199/2022 aguarda análise da Comissão de Justiça da Ales. Se aprovado, o texto será incluído no anexo da Lei 11.212/2020, que trata do calendário oficial, com datas comemorativas e eventos de interesse público.

 

Fonte: Ales