Ales: mais de 1,7 mil votam fora de seu município no ES
No primeiro turno das eleições, 1.755 se habilitaram para votar em trânsito em outro município capixaba que não seja o de origem do seu título de eleitor no Espírito Santo. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dão conta de que, para o segundo turno do pleito, marcado para dia 30 de outubro, esse número é de 1.725 pessoas.
Esses eleitores poderão, no dia 2 de outubro, registrar na urna a sua escolha para todos os cargos: presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual. No estado, são seis as cidades habilitadas para receber o voto em trânsito: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Somente capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores estão aptos a receber essa modalidade de voto.
O prazo para solicitar a transferência do local de votação tanto para o primeiro, quanto para o segundo turno das eleições, já foi encerrado. Quem não conseguir comparecer às urnas deverá se justificar junto à Justiça Eleitoral. Quem se cadastrou para votar fora do estado de seu domicílio eleitoral poderá apenas escolher o presidente da República.
Números no país
Em todo país, o TSE recebeu mais de 300 mil requerimentos para voto em trânsito, tanto para o primeiro, quanto para o segundo turno. Em comparação com o pleito de 2018, os números representam um crescimento de quase 280%, quando foram feitas mais de 80 mil solicitações, em ambos os turnos.
Fonte: Ales
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.