Ales: uso e preservação do oceano em pauta

Ales: uso e preservação do oceano em pauta
Plastic debris floating on the ocean surface, shot underwater.

A preservação e o uso sustentável do oceano, responsável por 97% da água existente no Planeta Terra, é o objetivo fundamental da cultura oceânica, movimento mundial que atua em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Este movimento ambiental será a pauta da reunião ordinária da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (Ales) de terça-feira (25), às 9 horas, no plenário Rui Barbosa.

Para debater o assunto, o presidente do colegiado, deputado Doutor Hércules (Patri), convidou a presidente do Instituto Geração Oceano X, a ambientalista Larisse Faroni Perez, e a promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Isabela de Deus Cordeiro.

De acordo com Larisse Faroni Perez, pesquisadora da ciência do mar, o Instituto Geração Oceano X trabalha com a disseminação da cultura oceânica apoiando práticas ambientais combinadas com a sustentabilidade e a governança responsável e inclusiva.

A atividade do instituto tem como parâmetro a Agenda 2030, cujos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, distribuídos em quatro áreas, incluem a preservação do planeta e seus oceanos. O compromisso global foi assinado por 195 países membros da ONU, em 2015.

O instituto atua junto aos catadores de material reciclável de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica e faz a relação da importância dessa atividade de coleta na preservação da água, da vida marinha e seus biomas.

“Levamos a cultura oceânica para os catadores e envolvemos a sociedade, legisladores e governos locais visando o cumprimento da Lei 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e do Decreto 10.936/2022, que institui a Política Nacional de Logística Reversa”, esclareceu Larisse Perez.

Agenda

Outras duas pautas estão confirmadas para as próximas reuniões da Comissão de Saúde. Para 11 de novembro, às 9h, no Plenário Dirceu Cardoso, acontece a audiência pública para a prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde do 1º e 2º quadrimestres de 2022. Está confirmada a presença do titular da pasta, Nésio Fernandes.

Na reunião de 22 de novembro, sempre às 9h, no Plenário Rui Barbosa, a comissão deve receber o diretor-técnico da Asseptec Ambiental, o biólogo e agrônomo Niucesar Estevam Vieira. O assunto é o combate às doenças patogênicas de solos, superfície e aéreos, áreas de agricultura, resíduos sólidos, lavras e puas dos mosquitos aquáticos e todos os vírus do gênero coronavírus.

 

Fonte: Ales