Anchieta: Município começa agendamento on-line para exame de RT-PCR

Anchieta: Município começa agendamento on-line para exame de RT-PCR

Anchieta passa a contar a partir de amanhã (15) com o agendamento on-line no site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a realização do exame de RT-PCR (swab nasal). Os agendamentos estarão disponíveis no site da Sesa, de acordo com os horários e dias definidos para coleta, e podem ser realizados por qualquer cidadão com ou sem sintomas da Covid-19. O ponto de coleta será a Vila Olímpica de Anchieta, das 10h às 11h e das 13h às 14h30, no dia informado após o agendamento.

Os resultados são liberados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) no prazo de 48 a 72 horas a partir do momento em que amostras são entregues ao local. Os resultados podem ser conferidos na própria plataforma de agendamento.

Como realizar o agendamento

Para ter acesso ao agendamento, o cidadão deverá realizar inicialmente o seu cadastro no “Acesso ao Cidadão”  do Governo do Estado. Feito o cadastro, o próximo passo é entrar no site da Sesa, na lateral esquerda, clicando em “Agendamento“, haverá a opção “Realizar Agendamento”, que solicitará dados como CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone.

Ao disponibilizar o CPF, o sistema buscará no banco de dados do Ministério da Saúde e, sendo encontrado, preencherá automaticamente o Cartão SUS e o nome do usuário. Há a opção de realizar agendamento para si próprio ou para terceiros, precisando estar munidos dos dados acima para conclusão do processo.

Na plataforma, serão disponibilizados ícones para acompanhar o agendamento e, após a realização da coleta do exame, o “Laudo Web”, onde receberá o resultado. No dia do exame, é importante se atentar corretamente ao horário solicitado e levar um documento de identificação com foto.

 

Teste RT-PCR (swab nasal)

É um exame molecular usado como uma das principais formas de diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2, também conhecido por RT-PCR. Esse exame identifica a presença de pedaços do material genético do vírus nas pessoas. Para realização é utilizada uma amostra de secreção nasal (cotonete no nariz). O exame pode detectar a presença do vírus no início da infeção, entretanto não detecta contágios passados.

 

Informações: Vigilância Epidemiológica: 28 3536-3062

 

Reprodução: Prefeitura de Anchieta