“Ato de amor”: campanha destaca a importância da doação de órgãos

“Ato de amor”: campanha destaca a importância da doação de órgãos

“Doar é uma declaração de amor”. Com esse tema, a Unimed Vitória, por meio do Instituto Unimed Vitória (IUV), iniciou sua tradicional campanha de doação de órgãos. Com material voltado para clientes, colaboradores e cooperados, a campanha, assinada pelo Instituto Unimed Vitória, traz frases que sugerem uma declaração de amor, e no lugar das palavras-chave, órgãos que podem ser doados para salvar vidas.

A campanha conta com ações em diversos canais durante todo o mês de setembro, dedicadas à conscientização sobre a doação de órgãos. As pessoas serão convidadas a declarar seu amor por meio da afirmação de que são doadoras de órgãos. Para isso, no lugar das tradicionais tatuagens utilizadas em campanhas anteriores, a Unimed Vitória lançará um material que inclui posts nas redes sociais e figurinhas para WhatsApp.

“Essa é uma campanha que existe há sete anos e é um sucesso. Nela, mostramos a importância de as pessoas manifestarem que são doadoras de órgãos. Ano passado falamos sobre a coragem de se declarar doador, e, dessa vez, nosso tema é o amor, revelando quanta poesia há nesse gesto especial que é a doação de órgãos”, destaca o diretor-presidente da Unimed Vitória e presidente do conselho de administração do IUV, Fernando Ronchi.

Doação de órgãos

A doação de órgãos é um gesto que pode fazer a diferença para várias pessoas. No Espírito Santo, segundo a Central Estadual de Transplantes, há cerca de 2 mil pessoas na fila da espera de órgãos. Ao mesmo tempo, 48% das famílias se recusam a fazer a doação em caso de morte de parentes.

A lei que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante é a Lei 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, posteriormente alterada pela Lei nº. 10.211, de 23 de março de 2001, que substituiu a doação presumida pelo consentimento informado do desejo de doar. Por isso, é preciso deixar a família informada caso seja seu desejo se tornar um doador de órgãos.

 

Fonte: Unimed