Avanços no Saneamento Básico em Domingos Martins com Novos Investimentos
Domingos Martins foi um dos municípios capixabas contemplados pelo Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem (PGIAP), viabilizado por meio de um empréstimo do Banco Mundial. O município recebeu R$ 11,8 milhões para a construção de 1.712 metros de rede coletora de esgoto e 128 ligações prediais, beneficiando diretamente mais de mil pessoas.
O programa, que engloba um investimento total superior a R$ 875 milhões no estado, é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo em parceria com diversas instituições, visando a melhoria das condições de saúde, desenvolvimento e qualidade de vida da população.
Em Domingos Martins, a obra, executada pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), inclui a instalação de estações de tratamento de esgoto, elevatórias e emissários. A ação visa a contribuição para a melhoria da saúde pública, reduzindo o risco de doenças transmitidas por água contaminada, além de promover a preservação dos recursos hídricos locais.
Vice-prefeito de do município, Fábio Anselmo Trarbach, o Fabinho, enfatizou a importância das obras para a melhoria do saneamento básico martinense. “Agradecemos ao governo do Estado e a Cesan por essas obras. A população teve uma melhoria na qualidade do abastecimento da água e no esgotamento sanitário, vai atender também a Vila da Paz e Vila Verde”, disse Fabinho.
No último dia 13 de junho, as lideranças comunitárias de Domingos Martins realizaram uma visita monitorada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. O encontro, organizado pela Cesan, teve como objetivo apresentar a estrutura que atende à comunidade e mostrar o progresso das obras de ampliação e melhoria do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto.
Na última terça-feira (25), a reunião de encerramento da missão do Banco Mundial ocorreu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, com a presença de diversas autoridades. Com objetivo de destacar as obras concluídas no estado.
A diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Kátia Côco, destacou o avanço no saneamento no Espírito Santo. “Essas obras são um avanço para o saneamento no Espírito Santo, trazendo mais saúde, desenvolvimento e qualidade de vida para milhares de capixabas”, destacou.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.