Cachoeiro arrecada 7,5 toneladas de lixo eletrônico em ação ambiental

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizou uma ação de coleta de lixo eletrônico na Praça de Fátima e arrecadou 7,5 toneladas de resíduos. O material recolhido passará por uma triagem para identificar itens que podem ser encaminhados para reciclagem, enquanto os inservíveis terão destinação ambientalmente adequada.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Ribeiro, muitos dos objetos coletados contêm substâncias contaminantes, como pilhas, baterias de notebooks e lâmpadas fluorescentes. “Se não puderem ser reaproveitados, serão descartados corretamente. Mas a maioria do material recolhido será encaminhada para reciclagem”, explicou.
A iniciativa foi considerada um sucesso e, diante do impacto positivo, a prefeitura estuda expandir a ação para bairros e distritos, permitindo que mais moradores tenham acesso ao descarte adequado de resíduos eletrônicos. “Queremos levar essa atividade a outras regiões do município, facilitando a participação da população e garantindo uma destinação correta para esses materiais, que podem ser nocivos à saúde e ao meio ambiente”, acrescentou Ribeiro.
A coleta de lixo eletrônico é uma importante estratégia para a preservação ambiental, evitando que componentes tóxicos contaminem o solo e a água, além de incentivar a economia circular por meio da reciclagem.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.