Cachoeiro: Referência em Saneamento Básico no Espírito Santo
Nesta sexta-feira (22), data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) divulgou o Ranking Capixaba de Saneamento Básico, e Cachoeiro foi o único município do Estado a obter nota máxima na avaliação.
Foram considerados três itens durante o levantamento: nível de atendimento, com notas de zero a 6; melhora de atendimento, variando de zero a 2,5; e nível de eficiência, de zero a 1,5. Dessa forma, os municípios poderiam tirar notas entre zero e 10. Segundo o TCE-ES, O estudo utiliza informações e metodologias do Instituto Trata Brasil
Com Cachoeiro se destacando com a única 10, o topo do ranking se completa com os municípios de Boa Esperança (9,12), Linhares (8,23) e Vitória (8,17). A média estadual, por sua vez, ficou em 5,21.
“Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo e de políticas públicas bem planejadas. Estamos comprometidos com a qualidade de vida dos cidadãos cachoeirenses, e essa nota máxima reflete o nosso empenho contínuo em proporcionar um ambiente saudável e sustentável para todos”, destaca Victor Galvão Rabbi, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Cachoeiro.
“A Agersa intensificou, nos últimos anos, a fiscalização in loco nas instalações de tratamento de água e esgoto, bem como a expansão das redes e modernização dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto. Temos, como essência de nossa atuação, a análise contínua dos indicadores, visando exigir e garantir a entrega eficiente dos serviços essenciais à população.” destaca Vanderley Teodoro de Souza, Diretor-Presidente da Agersa.
“A nota máxima no Ranking Capixaba de Saneamento Básico é o reflexo do comprometimento de nossa administração em garantir serviços públicos de excelência aos nossos munícipes. Este reconhecimento só fortalece nossa determinação em continuar investindo no desenvolvimento sustentável de Cachoeiro”, avalia o prefeito Victor Coelho.
Ranking de qualidade dos serviços públicos
Recentemente, Cachoeiro foi destaque, também, no ranking nacional que elenca os municípios do Brasil com melhor funcionamento da máquina pública. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a cidade está em segundo lugar no Espírito Santo e na oitava posição a nível nacional.
Na construção do ranking, foram congregados os seguintes indicadores: custo da função administrativa; custo da função legislativa; qualidade de informação contábil e fiscal; tempo para abertura de empresa, qualificação do servidor e transparência municipal.
Segundo o CLP, o levantamento considera a capacidade dos municípios em planejar, articular e executar iniciativas e políticas públicas que promovam o bem-estar social, atendam às necessidades da população e construam um ambiente de negócios favorável.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.