Cachoeiro Stone Fair Impulsiona Setor com Novidades e Oportunidades
Realizada em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, a feira acontece de 27 a 30 de agosto e traz as últimas novidades do mercado em pedras, máquinas e insumos
Com 35 anos de história e a credibilidade de ser uma das principais vitrines de negócios da América Latina, a Cachoeiro Stone Fair já movimenta o mercado da região. Isso porque, a expectativa é de muitas novidades em pedras, máquinas e insumos, com a projeção de atrair 18 mil visitantes ao Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, de 27 a 30 de agosto.
Nesta edição, o tema é “Há 35 anos à frente” e reforça a relevância da feira como um dos maiores eventos do segmento no país. Aproximadamente, 200 marcas expositoras vão mostrar a potencialidade da cadeia produtiva, da extração ao beneficiamento, até aos compradores qualificados de mais de 600 cidades brasileiras e 28 países.
O resultado não teria como ser diferente: muito networking e estímulo ao turismo de negócios da região, considerada a “Capital Mundial do Mármore”. Além de destacar o Espírito Santo e as pedras e tecnologias do país, a feira é uma oportunidade de aquecer os setores de alimentação e serviços.
“A Cachoeiro Stone Fair é um dos mais importantes eventos do setor na América Latina, e todos os anos traz inovações e apresenta novas tendências em pedras, maquinários, processos ou até mesmo na programação, com palestras com nomes importantes do mercado”, afirma a CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento, Flávia Milaneze.
Inclusive, falando em Brasil, segundo dados do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas), hoje, a maior demanda do mercado interno é por produtos acabados. Estima-se que o país conta com mais 1.200 variedades de pedras naturais e mais de 10 mil empresas do setor.
Ainda de acordo com os levantamentos do sindicato, o mercado nacional absorve grande fatia das pedras ornamentais brasileiras, cerca de 2/3 da produção nacional, e é responsável por um faturamento aproximado de duas vezes maior que o registrado nas exportações.
Quando pensamos no Espírito Santo, 53% do faturamento das empresas capixabas já vem do mercado interno. Uma pesquisa exclusiva da Futura de 2023, aliás, mostrou que 75% dos empresários estão otimistas com as perspectivas para as vendas dentro do território nacional.
“A Cachoeiro Stone Fair é, inegavelmtente, uma parte integrante do êxito do setor de rochas de Cachoeiro. Hoje, é uma feira reconhecida no mundo todo e, especialmente para a nossa região, funciona como uma vitrine, onde só se apresenta coisas bonitas, os melhores e mais novos lançamentos. Além disso, o evento é um encontro entre os potenciais compradores, arquitetos e decoradores, e os produtores de pedras naturais. Assim, a feira, desde o seu primeiro momento, contribuiu em muito para que Cachoeiro se tornasse conhecido e um player importante no cenário mundial de pedras ornamentais”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro de Itapemirim, Dietrich Kaschner.
Tendências e tecnologia capixaba
De olho nisso, os quartzitos, que são os queridinhos do momento, vêm com força total em propostas modernas e surpreendentes. Os destaques ficam para as tonalidades rosa e azul, além dos clássicos verde, bege e marrom, que estão sempre em alta.
A Cachoeiro Stone Fair promete ainda surpreender os visitantes com novas tendências em acabamentos, que englobam o levigado, escovado e acetinado, além das formas orgânicas e da aplicação das pedras se expandindo das bancadas, parede e pisos para detalhes decorativos, como adornos, bandejas, porta-copos, acessórios, puxadores, móveis, luminárias e até mesmo joias.
Alguns dos maiores fabricantes de máquinas e soluções para o setor de rochas ornamentais também são capixabas e vão apresentar as suas novidades na feira. A promessa é promover o desenvolvimento tecnológico nacional com inovações de ponta.
Entre os lançamentos, está uma máquina totalmente nova, a Inex Automática, que trabalha com uma fresa para fazer cortes de boca de cuba, furo de torneira, frisos, entre outros. Ela também faz acabamento interno da boca de furo e rebaixo italiano de forma automática.
“Também teremos programações inéditas e exclusivas aos visitantes, com insights das últimas tendências, avanços tecnológicos e melhores práticas na indústria de pedras naturais”, pontua Flávia Milaneze.
Marmorizou Day: encontro de marmoristas
Vale destacar que a Cachoeiro Stone Fair já faz parte do calendário anual de marmoristas de todo o Brasil, que sempre comparecem ao evento para conferir as novidades e aproveitar as oportunidades de realizar grandes negócios.
Consolidada como o ponto de encontro desses profissionais, este ano a feira recebe o MarmorizouDay, com palestras que acontecerão nos dias 28 e 29 de agosto, das 15 às 20 horas, e já estão com inscrições abertas. O cadastro para participar dessa oportunidade de compartilhar experiências, técnicas e inspirações com referências do setor de pedras naturais pode ser feito em day.marmorizou.com.
Essa integração, de acordo com o presidente do Sindirochas, Ed Martins, estimula a evolução do mercado e promove desde a troca de conhecimentos até o desenvolvimento tecnológico.
“Carinhosamente chamada de ‘A feira de Cachoeiro’, ela consolida e fortalece um trabalho de anos do segmento de pedras no Brasil. É o momento oportuno para aproximar os nossos principais clientes com as indústrias, conectar experiências, informações e gerar grandes possibilidades de negócios. Eu não consigo ver o setor, no patamar que está hoje, sem a Cachoeiro Stone Fair”, reforça.
Para o presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, a cada ano a Cachoeiro Stone Fair vem crescendo com a participação de um público altamente qualificado.
“A expectativa para esta edição é bastante positiva. É evidente o aumento de visitantes, tanto do mercado interno quanto externo. Mais de 80% do que é exportado para o mundo, sai daqui do Espírito Santo. E a Cachoeiro Stone Fair é essa vitrine atrativa e importante para quem quer conhecer o setor, saber das novidades e tendências e fazer negócios. Tudo acontece aqui”, destaca.
Cachoeiro Stone Fair
A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, com promoção do Sindirochas, Cetemag e Centrorochas. Toda a diversidade e exuberância das pedras naturais poderá ser conferida de perto nos próximos dias 27 a 30 de agosto, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim.
A feira é voltada para profissionais do setor, como marmoristas, arquitetos, designers, engenheiros, empresários, gestores, distribuidores, compradores, entre outros. O credenciamento está aberto e é exclusivamente on-line, pelo site www.cachoeirostonefair.com.br.
Quando: 27 a 30 de agosto
Onde: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim
Horário: 14h às 20h, com acesso até as 19h
Público estimado: 18 mil pessoas
Área expositiva: 30 mil m² com, aproximadamente, 200 marcas de toda a cadeia produtiva
Presença internacional: 28 países
Estados representados: 26 estados brasileiros e o Distrito Federal
Mais informações: www.cachoeirostonefair.com.br
Confira a programação do MarmorizouDay
Dias: 28 e 29 de agosto, das 15 às 20 horas.
Palestras:
– Conteúdos para redes sociais que atraem clientes e geram vendas, com a arquiteta Isabelle Kopper.
– Como a comunicação influencia no posicionamento da marca, com a empreendedora e jornalista Gerlânia Medeiros.
– A percepção do arquiteto em relação ao uso de rochas naturais, com o arquiteto Junior Andrade.
– Como treinar os vendedores para demitir os tiradores de pedidos, com o empreendedor Ricardo Estuqui.
Investimento: a depender do lote.
Inscrição: em day.marmorizou.com ou no site www.cachoeirostonefair.com.br
Cadastro: Além da inscrição no MarmorizouDay, é preciso fazer o credenciamento em www.cachoeirostonefair.com.br para ter acesso ao evento.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.