Cariacica: recenseadores começam a visitar as residências na próxima segunda-feira (1º)
Na próxima segunda-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022. Os recenseadores vão visitar as residências dos moradores da cidade e realizarão um questionário sobre as famílias. A visita poderá acontecer em qualquer dia da semana.
O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.
Identificação
Para identificar o recenseador o morador deve ficar atento pois o IBGE preparou uniforme específico composto por um colete azul marinho. No colete existe um bolso transparente com os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e atrás estará escrito IBGE. Haverá também um crachá com foto do recenseador.
A coleta de dados será totalmente informatizada com a utilização de de dispositivos móveis de coleta e de questionários online. O Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.
A coleta de informações do Censo Demográfico 2022 deve se encerrar em 31 de outubro. O Censo Demográfico é feito a cada dez anos. Deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado, devido à pandemia. O último Censo é de 2010. No fim do Censo o IBGE saberá o tamanho da população brasileira, em que condições vive e como a população está distribuída no território nacional.
Fonte: PMC
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.