Chuva forte deve voltar ao ES durante esta semana
A chuva forte ainda não foi embora definitivamente do Espírito Santo. De acordo com o Instituto Climatempo, até sábado (17), a previsão é de chuvas intensas em todo o Estado, inclusive na Grande Vitória.
Próximo à Capital, há chances de chuva volumosa e considerável, já no Norte ainda são esperadas tempestades e não são descartados alagamentos e inundações por conta da frequência de chuva.
As precipitações podem acontecer ainda nesta segunda-feira (12), mas o maior volume é esperado para quinta e sexta, com a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS, que propicia a formação de nuvens de chuva, principalmente no norte capixaba.
Veja a previsão
A segunda-feira (12) segue com sol forte e aumento de nuvens em todo o Estado. A partir do fim de tarde, há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. Na região Sul e Serrana, por conta do calor e da umidade, há possibilidade de pancadas de chuva moderada ou intensa, com risco de granizo em áreas isoladas.
Já na terça (13), o tempo segue nublado e pode ter algumas aberturas de sol em todo o Estado. A tarde, por conta da passagem de uma frente fria pelo oceano, há chances de formação de nuvens de tempestade. O vento sopra com moderada intensidade, com previsão de pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões.
A quarta (14) será de poucas aberturas de sol, muitas nuvens e instabilidade em todas as regiões. Chove em alguns momentos do dia, por conta de organização de corredor de umidade sobre o estado. A temperatura cai em todo o Estado.
Na quinta (15) o dia segue com muitas nuvens e algumas poucas aberturas de sol em todo o Estado. Há previsão de chuva para todo o Espírito Santo a partir da tarde.
E mais uma vez, chuva na sexta (16), mas de baixa intensidade e com sol entre nuvens durante todo o dia. No litoral Nordeste e na Grande Vitória, chove fraco em alguns momentos do dia e no resto do Estado, possibilidades de chuva durante todo o dia.
Alerta de perigo para chuvas intensas
Na manhã desta segunda-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu o alerta laranja, que significa perigo para chuvas intensas em todos os municípios do Estado.
Segundo aviso do instituto, há risco de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. O alerta é válido até as 10h de terça-feira (13).
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.