Chuvas Intensas: Castelo e Outros Cinco Municípios Sob Vigilância da Defesa Civil
Castelo, Alegre, Conceição do Castelo, Pancas, Barra de São Francisco e Ibatiba receberam alertas da Defesa Civil do Espírito Santo para chuvas fortes.
Em Alegre e Conceição do Castelo os riscos são hidrológico e de movimento de massa, de nível moderado. Isso significa que podem acontecer inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e corridas de solo ou haver queda de barreiras.
Em Castelo o risco também é hidrológico e em Pancas, Barra de São Francisco e Ibatiba de movimento de massa.
Durante a manhã, o pátio de uma igreja da comunidade de Morro Vênus, em Castelo, alagou após cheia do Rio Castelo. Até às 11h09, o nível ficou próximo do alerta. As 13h08, ele baixou e não há riscos, de acordo com a Defesa Civil.
Em nota, a Prefeitura de Castelo diz o município vem recebendo alto de chuvas nos últimos dias, demandando estado de atenção a população. “Não há risco de inundações com as condições atuais, porém ainda existe a previsão de chuvas na região. O Núcleo de monitoramento permanente do volume de chuvas do município de Castelo segue acompanhando em tempo real a situação e informa que o nível do Rio Castelo encontra-se estabilizado nesse momento (14h31) e com expectativa de baixo no perímetro urbano”.
Acumulados
Segundo a Defesa Civil, até as 13h (horário de Brasília) os pluviômetros oficiais haviam registrado acumulados de chuva de 10 a 20 mm em trechos do setor sudoeste e entre 1 e 5 mm na maior parte das demais regiões.
Um boletim atualizado às 13h39 de hoje mostra que a maior parte do Estado está em condições para chuva. De modo geral, os maiores acumulados tendem a ocorrer entre os dias 4 (quinta) e 5 (sexta-feira).
No dia 5 o risco é de chuva forte em trechos do Estado, não se descartando acumulados bastante expressivos em pontos isolado.
3 a 9 de janeiro
O cenário médio da previsão probabilística de chuva entre 3 e 9 de janeiro é de chuva de 90 a 120 mm em pontos do centro-nordeste e divisa com Minas Gerais.
Parte do Sudeste deve acumular 40-60 mm. As demais regiões devem acumular entre 60
e 90 mm, em média. O mínimo previsto indica 20 a 30 mm a menos que os valores sugeridos pela previsão média para o Sudeste.
O máximo previsto indica cerca de 20-40 mm adicionais para pontos da divisa com Minas Gerais ao Nordeste do Espírito (Aracruz, Conceição da Barra, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Rio Bananal Nordeste, São Mateus Nordeste e Sooretama) em relação à previsão média.
Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas nas regiões central, noroeste, sul e litoral norte do Espírito Santo, válido até às 10h desta quinta-feira (4).
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.