Comunidade surda e de interpretes no Espírito Santo são defendidos por Devanir Ferreira
O vereador e candidato a deputado federal Devanir Ferreira foi responsável por defender os direitos da comunidade surda, em sessão na Câmara de Vila Velha, nesta quarta-feira (28).
Durante a sessão uma Lei proposta por outro vereador da casa, D’Orleans Sagais, propondo alterações nos direitos dos deficientes auditivos estava em debate.
Devanir que é apoiador da causa se manifestou a favor da comunidade, para ele é inadmissível que qualquer direito seja retirado.
“A comunidade surda possui uma imensa luta, conquistaram alguns direitos, mas a estrada ainda é longa, não podemos retroceder em nada”, disse.
Representantes da comunidade surda também participaram da sessão, Evandro Talles Presidente da Federação de Esportes de Surdos, a professora do curso de Letras/Libras da Universidade Federal do Espírito Santo Lucyenne Matos, e a Advogada da Associação de Surdos em Vitória e Conselheira da OAB Vanessa Brasil.
Durante a sua fala Lucyenne explicou que é filha de pais surdos e conhece de perto as dificuldades da comunidade.
A advogada Vanessa Brasil ressaltou a importância dos direitos para as pessoas surdas, e relatou a importância dos direitos conquistados até agora.
Sejam surdos ou ouvintes, os intérpretes de Libras são responsáveis por facilitar a comunicação de maneira neutra, garantindo o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais.
No Brasil é assegurado à pessoa com deficiência o acesso aos serviços de saúde, tanto públicos como privados, e às informações prestadas e recebidas, por meio de recursos de tecnologia assistiva e de todas as formas de comunicação previstas no inciso V do art. 3º desta Lei.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.