Confira as plantas que podem e que não podem ter em casas com pets

Confira as plantas que podem e que não podem ter em casas com pets

Os cães e gatos ocupam cada vez mais espaço nos lares brasileiros, sabia? E quem diz isso não são os apaixonados pelos pets: são as pesquisas! De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil abriga a segunda maior população de pets do mundo com mais de 70 milhões de animais domésticos.

Justamente por isso, esse mercado não para de crescer e, junto dele, vem a busca pelos cuidados ideais com os bichinhos, sobretudo no que diz respeito às plantas. Afinal, além de pets, o brasileiro adora ter uma plantinha em casa, né? Porém, algumas espécies podem ser nocivas e até fatais para cães e gatos. Logo, é melhor saber escolher bem as plantinhas para evitar acidentes e reações indesejadas com os animais.

As plantas que NÃO PODEM ter em casas com pets

Lucas Buffo, especialista da Flores Online, ressalta que algumas flores conquistam as pessoas pelo seu cheiro e beleza únicos. No entanto, mesmo com essa bela apresentação, são completamente perigosas para os bichinhos, podendo causar vômitos, diarreias, alterações cardíacas, convulsões e até coma. Nesse caso, busque ajuda imediatamente!

Abaixo, listamos algumas espécies que você deve manter bem longe dos pets:

azaleia

copo de leite

antúrio

samambaia

lírio

espada de São Jorge

No caso da família já ter algumas dessas plantas, o ideal é deixá-las em um local onde o animal não tenha nenhum acesso, muito menos sem supervisão. Outro ponto reforçado por Lucas é sobre as viagens: se levar o pet, se certifique de quais espécies terão no local, e se deixá-lo com terceiros, reforce esses cuidados.

As plantas que PODEM ter em casas com pets

A boa notícia é que também existem espécies chamadas ‘pet friendly’, ou seja, amigáveis para os animais. Portanto, eles podem ter contato direto sem acarretar danos à saúde — desde que o animalzinho não seja alérgico! E essas flores, além da segurança, mantém a beleza e o perfume, viu?

Veja as plantas permitidas em casas com pets:

girassol

orquídea

fitônia

echeverias (uma espécie das suculentas)

Na dúvida, pesquise!

Se você quiser comprar plantas e flores novas, o ideal é sempre pesquisar sobre a espécie em questão para ter certeza que não trará riscos ao animal. Nesse caso, o médico veterinário será a melhor pessoa para te orientar!

 

Fonte: Lucas Buffo