Descubra como chegar à Pedra do Frade e a Freira, um destino imperdível!

Descubra como chegar à Pedra do Frade e a Freira, um destino imperdível!
Foto: Reprodução.

Pedra do Frade e a Freira é uma bela formação rochosa natural de granito, com 683 metros de altitude, em Cachoeiro do Itapemirim – ES.

O gigantesco maciço rochoso se divide em duas partes. A montanha se parece com as figuras de um frade e uma freira, frente a frente, que parecem ter sido esculpidas na rocha.

A Pedra do Frade e a Freira aparece de longe passa quem passa pela BR-101, no Sul do Espírito Santo. O melhor de tudo é que é possível chegar até uma parte bem alta da montanha de pedra, com facilidade.

Saiba como chegar na Pedra do Frade e a Freira:

Monumento Natural o Frade e a Freira

A montanha espetacular foi declarada como Patrimônio Histórico-Cultural, denominada Monumento Natural o Frade e a Freira. O parque foi criado em 6 de setembro de 2007 através de um decreto estadual do Espírito Santo.

A área de afloramento rochoso do Frade e a Freira é composta de um conjunto granítico, de 683 metros de altitude. Além da parte rochosa, compreende também uma área de Mata Atlântica com 861,4 hectares entre os Municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta.

Lenda sobre a pedra

Uma lenda local diz que os religiosos (o frade e a freira) se conheceram trabalhando, na tentativa de catequizar os índios da região. Pelo excelente trabalho prestado pelos dois, um anjo esculpiu a escultura gigante na rocha.

Outra versão diz que os dois se apaixonaram e foram condenados e transformados em pedras.

Como chegar na Pedra do Frade e a Freira

Clique no LINK e veja o mapa.

A montanha de pedra está situada na divisa de três municípios capixabas: Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta. Fica ao Sul do estado do Espírito Santo, próximo a BR-101 e à rodovia Governador Lacerda de Aguiar.

Para quem não tiver muito tempo dá para visualizar e fotografar a pedra de longe. Os melhores pontos são da BR-101, nas proximidades do pedágio.

A pedra vista de longe

Passando o pedágio (sentido Rio Novo do Sul – Cachoeiro), 1,4 km depois), há uma estrada à direita que também oferece boas vistas da pedra. Entre à direita e ande por mais 1 km e terá a vista da foto abaixo!

Subindo a montanha

Com mais tempo dá para chegar até a pedra através de uma estrada que sobe a montanha e uma pequena trilha. O acesso é por uma pequena estrada que leva até a pousada Chalés do Padre, aos pés da montanha.

Esta estrada se conecta à BR-101, bem próximo ao trevo que leva à Cachoeiro de Itapemirim. Fica em frente ao restaurante Frade e passa quase desapercebido. Há duas estradinhas e é a da direita, que sobe a montanha.

A estradinha é estreita, passa por plantações de bananeiras e vai sempre subindo. Até a pousada, são 4 km, mas há mais um trecho de 1,5 km, à esquerda, onde é possível seguir de carro, onde inicia a trilha.

 

Atenção! Fomos em novembro de 2019, numa época em que estava chovendo bastante no Espírito Santo e conseguimos subir com um carro 1,0 comum, que alugamos em Vitória. Mas é bom consultar a pousada com antecedência para ver as condições da estrada. Fone: (28) 99901-1959.

Trilha da Pedra do Frade e a Freira

Chegando ao final da estrada, há um local para manobrar. Deixe o carro ali próximo. A trilha até o início da pedra é curta e bem definida, apenas 300 metros pela mata.

A chegada na pedra já fica em um lugar bem alto e com vistas fantásticas do vale e montanhas próximas. O acesso é pela parte de trás da pedra do Frade e é possível subir uma parte dela sem qualquer equipamento.

O acesso ao topo da Pedra do Frade é indicado somente por escaladores experientes, com a ajuda de equipamentos. Já a pedra da Freira fica separada e o acesso é bem mais complicado.

Escalada

A Pedra do Frade foi escalada pela primeira vez em 1985. A subida se dá por um costão de 150 m sem grandes dificuldades. É uma montanha ideal para escaladores ainda com pouca prática.

Para escalar a Pedra da Freira há necessidade de uma logística mais planejada. Foi conquistada em 1948 e sua descida é composta de dois rapeis negativos de 50 metros cada um.

Vale a pena visitar a Pedra do Frade e a Freira?

Para quem curte atrações naturais, a visita vale muito a pena, sim! A vista lá do alto é espetacular e o acesso é facilitado pela estrada que vai até bem próximo a uma parte alta da pedra do Frade.

O Espírito Santo é repleto de pedras gigantes, como estas, muitas delas formam cenários fantásticos, conheça também:

Onde se hospedar na Pedra do Frade e a Freira?

A pousada Chalé do Frade é a opção mais próxima da montanha de pedra. Fica a 1,5 km de sua base e oferece boa estrutura, inclusive com restaurante. Para mais informações, acesse o site da pousada.

Se você estiver viajando e conhecendo a região, como foi nosso caso, também pode se hospedar em destinos próximos que estão em seu roteiro. Entre as opções próximas tem Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes.

O que conhecer na região

A visita à Pedra do Frade e Freira foi parte de nosso roteiro pelo Espírito Santo. Conheça outros destinos nas proximidades: