Dia da Árvore em Guaçuí: Três Ações para Celebrar a Natureza.
Plantio de 120 mudas de ipês, limpeza simbólica às margens do rio e a comemoração dos 100 anos da Escola Deocleciano de Oliveira com a participação de mais de 110 alunos e professores.
O Dia da Árvore em Guaçuí foi comemorado na manhã desta quinta-feira (21), com três ações: plantio de 120 mudas de ipês às margens do rio que corta o centro da cidade, com limpeza simbólica alusiva ao Dia Mundial da Limpeza e a comemoração dos 100 anos da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira.
O evento teve início logo cedo quando cento e vinte alunos com idades entre 11 a 13 anos acompanhados de professores e direção da escola, receberam orientações sobre a importância da preservação do meio ambiente incluindo aquecimento global, uso racional da água, descarte correto do lixo e a necessidade do aumento da cobertura vegetal. Após, foram realizadas o plantio de 120 mudas de ipês nas cores branca, rosa, roxo e amarelo ao longo da Avenida Beira Rio.
Durante a ação foi realizada também uma limpeza simbólica às margens do Rio onde foram recolhidos cerca de 40 sacos de 100 litros de resíduos que tiveram a reciclagem como destino.
A ação também comemorou os 100 anos de existência da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira.
Participaram das ações o prefeito municipal Marcos Luiz Jauhar, o presidente da Câmara Municipal de Guaçuí Valmir Santiago, o vereador Júlio Maria Heitor, toda equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente, a secretária de Planejamento Maria Alice Moulin, a representante da secretária de Educação Enildes Rosa Queiroz de Andrade, integrantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, membros do Lions e Rotary Clube de Guaçuí, Loja Maçônica Alcy Ribeiro da Costa, empresários, educadores ambientais, a Comendadora Maria Madalena Emery de Carvalho de 97 anos, o gerente do Sicredi, Jhonathan Buzon Carvalho, a representante do deputado Federal Gilson Daniel – Klebianne Marinho, a Procuradora Geral de Guaçuí, Drª Daniele Freitas, além de outros voluntários.
Qual o objetivo do Dia da Árvore?
Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras.
“É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores”, enfatizou o secretário Meio Ambiente Roberto Martins.
Fonte: Prefeitura de Guaçuí
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.