Edital para contratação de obras de restauro do viaduto Caramuru é lançando em Vitória
A Prefeitura de Vitória lançou, na tarde desta quinta-feira (20), o edital para a contratação das obras de restauro do viaduto Caramuru. A proposta é restaurar o viaduto, tratar sua estrutura e recompor sua iluminação. O investimento foi orçado em R$ 1.009.647,39 com prazo de conclusão de seis meses.
As intervenções incluem a manutenção/ recuperação do tabuleiro, adornos, postes, muros de arrimo e do pavimento de concreto do viaduto. Os trilhos remanescentes serão mantidos e recuperados, além de receber tratamento anticorrosivo. Também será realizado a reconstrução do pavimento da calçada. Além da recuperação dos postes metálicos existentes, serão implantados outros três.
O lançamento do edital ocorreu na sala anexa ao gabinete do prefeito em cerimônia concorrida. Estiveram presentes secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e representantes do setor cultural da cidade.
“Depois de mais de 30 anos, o restauro do Viaduto Caramuru é uma realidade! Hoje, estamos anunciando o edital para realizar esse importante feito em um dos monumentos mais antigos da nossa Capital. É um local representativo, que liga a Cidade Alta e o Parque Moscoso, e que não recebe reforma desde 1990”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
O prefeito lembrou que a gestão está presente no Centro de Vitória desde os primeiros dias da atual administração. “Nossa atuação no Centro tem sido constante na gestão! O Residencial Santa Cecília tem hoje 35 famílias em apartamentos com até três quartos e adaptados para pessoas com deficiência, além de elevador e o Parque Moscoso como quintal de casa. A Escola Municipal São Vicente de Paulo é uma obra prometida há mais de 20 anos que teve início em nossa gestão, sempre em diálogo com a comunidade.
Pazolini relatou ainda, aos presentes, as ações previstas para o Centro de Vitória: “As ruas Sete de Setembro e Gama Rosa terão toda a fiação e cabeamento subterrâneos, iluminação e câmeras com reconhecimento facial. O Parque Gruta da Onça em breve será inaugurado em novembro. O calçadão da Beira Mar será repaginado e receberá ciclovia. O Mucane teve ordem de serviço para reforma, assinada nesta semana. Essa é a capital que os capixabas merecem”, disse.
Viaduto
O Viaduto Caramuru, bem patrimonial arquitetônico único no Centro da Cidade, será integralmente restaurando, o que vai possibilitar uma ressignificação do seu uso cotidiano, fortalecendo-o enquanto marco histórico e referencial da paisagem local.
A estrutura possui 40 metros de comprimento e largura média de 8,42 metros, tendo como modelo estrutural duas cabeceiras e três apoios intermediários, no total são 4 vãos de aproximadamente 10 metros tendo no sentido longitudinal uma viga central e duas de bordo.
O trânsito de veículos é pequeno e a faixa de estacionamento é em um dos seus lados. As calçadas encontram-se muito danificadas, com trechos soltos e/ou faltantes, além de muitas trincas, prejudicando a segurança e o conforto do fluxo de pedestres.
“O viaduto Caramuru é um elemento muito importante no conjunto do patrimônio histórico edificado, sobretudo no Centro da Cidade. É um elemento que não é um prédio, uma edificação, mas é de conexão entre a parte alta e baixa da cidade. Ele tem um projeto de arquitetura que ressalta a fase do estilo eclético. E agora temos a oportunidade de restaurá-lo”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Anna Cláudia Dias Peyneau.
“É uma demanda da população de já de muito tempo. E com a sua restauração estaremos valorizando o patrimônio, marcando essa transição que temos muito presente no Centro da Cidade – com a parte alta e baixa -, e tantos feitos históricos que aconteceram naquela cena urbana e existente desde o governo Florentino Avidos, na década de 20 do século passado. E fazendo a obra de restauro vamos dar concretude a valorização do Centro, bem como da revalorização do patrimônio histórico dessa região”, completou a Anna Cláudia.
Histórico
A rua Caramuru é uma das mais emblemáticas da história da cidade de Vitória. Inicialmente denominada Rua do Fogo, a atual Caramuru foi palco de uma batalha entre locais e invasores holandeses, em que os últimos foram expulsos.
Foi somente em 1872, que a Rua do Fogo veio a ser nomeada Rua Caramuru. No início da década de 1930, essa, que então era uma viela, foi substituída por uma rua de quinze metros de largura, dando acesso à Cidade Alta. Para tanto casas antigas foram demolidas no local da rua, sendo antes desapropriadas amigavelmente. O Viaduto foi construído na gestão do governador Florentino Avidos (1924- 1928).
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui